Alunos de projeto de Jiu-Jitsu em escola pública do Rio conquistam medalhas em etapa da AJP em Brasília

Alunos de projeto de Jiu-Jitsu em escola pública do Rio conquistam medalhas em etapa da AJP em Brasília

Dois atletas de um projeto social de uma escola pública do subúrbio do Rio de Janeiro subiram ao pódio na etapa da AJP Tour realizada no último final de semana, em Brasília: a campeã na faixa-amarela Vitória de Paula, de 14 anos; e o terceiro lugar na faixa-azul Denilson Souza, 21 anos. Eles representam o Colégio Estadual Dom Helder Câmara, que desde 2018 leva os ensinamentos do Jiu-Jitsu a alunos e ex-alunos da instituição.

O projeto funciona dentro das dependências da escola, localizada no bairro de Engenho de Dentro, e tem como líder o ex-aluno do colégio Caio Cordeiro, faixa-preta da Eddy North Fight, e recebe apoio da Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil AM 940, Prime Esportes, Boomboxe e Secretaria Estadual de Educação.

“Fomos pioneiros na rede pública estadual de ensino e estamos há quase quatro anos transformando a vida de jovens, crianças e adultos dentro e fora dos tatames. Acho que o que marca pra nós são duas principais coisas: nossa garra e perseverança de sonhar, planejar e trabalhar para realizar e andar lado a lado com parceiros que garantem que esses sonhos saiam do papel, como faz a LBV”, ressalta o professor Cordeiro.

Hoje modelo para a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, a ação dentro do Dom Helder Câmara iniciou com o objetivo de prevenir a evasão escolar. Com o sucesso entre os alunos, foi ganhando cada vez mais importância dentro da instituição, como destaca a diretora e apoiadora Eliane Maria da Silva Bastos.

“Essa nova conquista representa a perseverança e o trabalho bem desenvolvido durante esses três anos. Nosso objetivo é unir o esporte à educação, fazer com que os jovens acreditem no grande potencial que existe em cada um deles. Contar com os nossos parceiros faz toda a diferença, pois nos possibilita voar cada dia mais alto! Obrigada, LBV e Rádio Brasil pelo suporte de sempre”, exalta.

Apoio dentro e fora do tatame

Há mais de 10 anos incentivando e patrocinando projetos que levam artes marciais às classes menos favorecidas, a LBV dá assistência a milhões de brasileiros através de programas sociais pelo Brasil. Na semana passada, o veterano do Pride e do UFC Rogério Minotouro esteve ao lado de artistas como a Rainha de Bateria da escola de samba Paraíso do Tuiuti Thay Magalhães, os cantores Pedro Lima e os atores Marcello Faustini, Xandy Vallois e Hugo Gross, que é presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED) do Rio, numa ação que entregou 10 toneladas de alimentos a projetos que atendem famílias carentes na cidade.

“A LBV é uma grande parceira de todos os institutos, das ONGs e dos lutadores. A LBV apoia, vai lá pessoalmente e está sempre doando cestas básicas”, declarou o ex-lutador de MMA.