Anderson Silva é o maior da história no MMA? Comentaristas e fãs respondem sobre debate que vem ganhando as redes

Publicidade

> PROJETO SUA OPINIÃO

No próximo sábado (31), em Las Vegas (EUA), acontece a despedida de Anderson Silva do UFC após cerca de 14 anos de serviços prestados à organização. O brasileiro vai encarar Uriah Hall na luta principal do UFC Fight Night 181, em combate válido pelo peso médio. Por outro lado, o futuro do ex-campeão, aos 45 anos de idade, ainda é incerto, e a pergunta que tem sido feita nos últimos dias – em especial depois de Khabib Nurmagomedov se aposentar e Jon Jones comprar a polêmica – é: quem é o maior de todos os tempos no MMA?

Por muito tempo, principalmente enquanto esteve no auge e encantou milhares de fãs de MMA, o “Spider” carregou o rótulo de melhor do mundo de forma indiscutível. Mas, como em todo esporte, nomes vão surgindo, novas histórias são escritas e o posto de “GOAT” começou a ganhar outros concorrentes. A TATAME, então, usou suas redes sociais para perguntar aos seguidores se Anderson Silva era o maior de todos tempos, além de conversar com dois especialistas que acompanham o brasileiro por toda a carreira.

Ex-lutador e comentarista, Carlão Barreto apontou Anderson como um dos maiores artistas marciais da história dos esportes de combate. O faixa-preta de Jiu-Jitsu citou as caraterísticas técnicas e o poder de alcançar pessoas que não são fãs de MMA como fatores que aumentam mais o tamanho do ex-campeão.

“Sem dúvida em um dos maiores lutadores da história e um dos maiores artistas marciais. Você vê-lo lutar, parece que ele baila no cage, pela facilidade que tem para se movimentar e toda plasticidade. Ele é um lutador excepcional, estará no Hall da Fama e é um dos maiores de todos os tempos. Até quem não gosta de luta, para e assiste o Anderson lutar. Ele fecha um ciclo na carreira de atleta, que ele, com muita perseverança, estendeu bastante. Mas conseguiu um legado e o seu nome jamais será esquecido. Suas lutas embalaram muitas madrugadas e com certeza o Anderson é orgulho nacional”, destacou Carlão.

Marcelo Alonso, jornalista especializado em MMA, desenvolveu uma tabela em seu blog no UFC para escolher o maior de todos os tempos. Ele citou que Anderson tem como principais trunfos a genialidade, por trazer novas técnicas que ficarão para sempre na modalidade e vão inspirar gerações futuras, e também os fatores de risco, como se aventurar diante de Daniel Cormier, em 2016, e topar assumir a luta pouco mais de 48 horas antes do combate. Sendo que, naquela ocasião, o brasileiro se recuperava de uma cirurgia de apendicite. No entanto, Alonso acredita que Jon Jones, ex-campeão dos meio-pesados, leva certa vantagem.

“A questão pra mim que faz o Jones ser o indiscutivelmente maior é numérica. Além das defesas de título, pegou os maiores de três gerações e venceu de forma dominante. O Jones é fruto do que o Anderson fez, mas pra mim é o Anderson 2.0. O Anderson teve que entender o desenvolvimento do esporte para colocar novas técnicas, para se transformar em um lutador melhor. Já Jon Jones veio com tudo completo, além de ser fisicamente perfeito para o MMA, e o Anderson, não. Tem as pernas finas e características que fisicamente não são tão perfeitas. O Jon Jones, por isso, passa o Anderson por uma cabeça”, analisou.

Através de uma publicação no Instagram, a TATAME também abriu espaço para os seguidores opinarem sobre o assunto e colocaram os seus pontos de vista. Confira abaixo algumas opiniões dos seguidores: 


“Anderson foi mais inteligente e Jones teve os adversários mais difíceis. No atual momento vejo Jon Jones em 1º, Anderson Silva em 2° e Georges St-Pierre em 3º”, @lfharry13.

“Independente de qualquer coisa, Anderson Silva foi o lutador que teve as performances mais brilhantes em termos de artes marciais”, @fernandomoreno.13.

“Com certeza (Anderson Silva é o maior). Marcou época e fez história! O problema é que brasileiro esquece rápido demais. Oss campeão”, @netogenesbjj.

“Um dos maiores, mas não o maior… Jon Jones e Fedor Emelianenko enfrentaram oponentes muito mais duros que o Anderson Silva”, @mauropeixotojunior.

 

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade