Anderson Silva diz que UFC ‘desrespeitou’ seu legado e dispara: ‘Te exploram e depois te descartam’

Atualmente focado no Boxe, Anderson Silva críticas sobre como o UFC conduziu o fim da sua passagem pela organização; confira mais

Anderson Silva diz que UFC ‘desrespeitou’ seu legado e dispara: ‘Te exploram e depois te descartam’

Anderson Silva desabafou sobre como o UFC conduziu sua saída da organização (Foto: Divulgação/UFC)

Considerado um dos grandes nomes da história do MMA, Anderson Silva nunca escondeu que tinha uma relação conturbada com o UFC e com Dana White ao mesmo tempo em que fazia história dentro da organização, sendo campeão da categoria peso-médio por sete anos e acumulando 10 defesas de título. Em 2020, o “Spider” deixou o Ultimate depois de sofrer três derrotas seguidas.

Na época em questão, existia a possibilidade de Anderson Silva se aposentar do MMA, mas o brasileiro deixava claro que gostaria de continuar competindo, o que fez com que sua saída do UFC não fosse “amigável”. Em entrevista ao site “SportsNaut”, o brasileiro relembrou esse período e expôs sua insatisfação pela forma que sua saída do Ultimate foi conduzida.

“Quando terminou meu contrato com o UFC, todo mundo – especialmente Dana White – disse: ‘Ah, o Anderson não pode lutar mais. Ninguém na mesma faixa etária do Anderson pode lutar, é terrível. Teve muita gente falando muita m*** sobre mim. E me senti desrespeitado, porque não importa o que aconteceu – luta é luta. Você pode ganhar ou perder.

Quando você faz sucesso no MMA, a única coisa que você precisa fazer pelos seus lutadores é respeitar. Nisso, não senti respeito (por parte do UFC). Mas eu não ligo, porque quando eu parar de lutar, eu vou parar porque eu digo que vou parar. Ninguém pode dizer por mim que devo parar. Ninguém pode dizer por (ninguém) que você precisa parar agora. Vou parar quando disser que acabou e ponto final”, desabafou Anderson Silva.

Anderson Silva cumpriu o que planejou e, mesmo que não tenha voltado ao MMA, se manteve competindo e migrou para o Boxe profissional, onde no ano passado, derrotou Julio Cezar Chavez Jr. e depois nocauteou Tito Ortiz. A decisão de continuar lutando serviu para o brasileiro tirar suas próprias conclusões sobre a maneira como o UFC o tratou ao fim da sua passagem pela organização.

“Esse é o problema das pessoas neste esporte, especialmente o UFC, porque o UFC não respeita o legado que os lutadores têm. Eles te exploram, te descartam e, quando você é chutado, ainda tentam destruir sua carreira para você não lutar em lugar algum. Isso aconteceu com muitos lutadores e as pessoas não pensam nisso. Passei bons momentos no UFC, e maus momentos também. O momento ruim para mim é a experiência que tenho nos bastidores, já dentro do cage, dentro da luta, eu faço meu melhor”.

Por fim, Anderson Silva entrou em assunto que vem sendo bastante abordado nos últimos tempos. Muitos lutadores, principalmente do UFC, vêm flertando com uma ida para o Boxe profissional buscando melhores salários. São os casos de Francis Ngannou, Kamaru Usman, Paulo Borrachinha e, mais recentemente, Tony Ferguson. Com suas duas lutas no Boxe no ano passado, o “Spider” afirmou que entende a razão pela qual os atletas estão insatisfeitos.

“Na minha luta no México (de Boxe, contra Julio Cesar Chavez Jr.), ganhei mais dinheiro do que minhas três últimas lutas no MMA. Não gosto de falar mal, e as pessoas dizem: ‘Ah, agora você está fora do UFC e fala mal deles’. Foi bom para mim às vezes e foi bom para o UFC também. Mas está feito. Acabou. É importante que eu diga isso, tudo o que eu digo sobre a situação de salários, porque foi isso que aconteceu comigo também”, concluiu.

Atualmente com 47 anos de idade e com um cartel de 34 vitórias e 11 derrotas no MMA profissional, Anderson Silva está pronto para mais um desafio no Boxe. No próximo dia 14 de maio, em Abu Dhabi, o brasileiro vai enfrentar o compatriota Bruno Caveira na luta co-principal de um card que terá o astro Floyd Mayweather em uma luta de exibição.

Anderson Silva fez duas lutas no Boxe em 2021, vencendo ambas (Foto Amanda Westcott / Triller Fight Club)

Anderson Silva fez duas lutas no Boxe em 2021, vencendo ambas (Foto Amanda Westcott / Triller Fight Club)

Para conferir mais notícias sobre Anderson Silva, clique aqui