Ao mestre com carinho: lições que professores devem aprender dos ‘novos tempos’ para criar boas experiências

Ao mestre com carinho: lições que professores devem aprender dos ‘novos tempos’ para criar boas experiências

“Para ser um professor eficiente, não basta dominarmos o conteúdo a ser ministrado; precisamos conhecer também aqueles a quem ensinamos”.

* Quanto mais busco conhecer diferentes modalidades de lutas, suas origens, suas particularidades e seus pontos de convergência, mais vejo como a busca por conhecimento deve se fazer presente na vida de um professor de artes marciais. Não apenas conteúdo técnico, específico de sua modalidade, mas também como um conhecimento mais abrangente, como as competências socioemocionais, que são fundamentais para transformar o ambiente da academia no mais prazeroso possível.

Empatia, ética, responsabilidade, criatividade, enfim, nós professores devemos ficar atentos a isso, buscando ler sobre o assunto. Devemos lembrar que vivemos em uma sociedade bem diferente de outrora. Hoje as pessoas têm outras necessidades, uma outra forma de enxergar o mundo. Aquela velha relação “mestre x aluno” ficou para trás. Devemos levar nossos alunos a experiências maravilhosas a cada aula. Trazendo novas perspectivas, novos olhares ao ensino de lutas. Nosso papel deve ser liderar pelo exemplo, assim nossos alunos terão um modelo a seguir, mas de uma forma espontânea e saudável. A jornada de aprendizado será prazerosa, o aluno terá o sentimento de pertencimento, se sentirá importante no processo evolutivo, sua participação nas aulas será compartilhando descobertas, fará ele se sentir parte de algo muito maior, trazendo assim a fidelização do cliente. Quando um professor não estuda, ele não limita apenas seus horizontes, mas também priva seu aluno de ter um conhecimento mais profundo da arte.

Ter a humildade de admitir que não sabemos tudo, que precisamos nos aperfeiçoar constantemente, é parte importante na formação de um bom professor. Devemos aprender marketing digital, gestão e vendas, e isso se faz extremamente necessário. O mundo vem sofrendo mudanças e a liderança autocrática não tem mais espaço no mundo atual. Seu aluno é seu cliente, não um discípulo! Por mais que isso possa doer no coração de alguns, vivemos novos tempos, ou você se adapta, ou o futuro de seu negócio está ameaçado.

Ter olhos e ouvidos para as necessidades e descobertas de nossos alunos é muito importante, para a saúde do seu negócio. Isso vale para tudo, por exemplo:  um aluno iniciante pode diante de seu pouco conhecimento técnico, usando apenas seus instintos de sobrevivência, trazer a solução para uma técnica, que nossos olhos não haviam enxergado. Você como professor antenado, deve entender isso e ter a humildade de aproveitar a situação para elogiar e usar o exemplo dele para motivar seus parceiros de treino a buscarem soluções, fazendo essa troca de informações, ser algo desafiador e motivador para todos. Nosso papel de professor, líder, mentor, é ter um olhar macro sobre tudo que acontece em nossas academias, assim nossa percepção estará em perfeita harmonia e em sintonia com as aspirações de nossos alunos. Nós, professores, precisamos ter um coração de aprendiz, sedento pelo novo e ávido por aprender.

Pense, reflita, cresça, compartilhe, realize e faça a diferença!

* Por Carlão Barreto