Aposentadoria é definitiva? Aldo abre o jogo e explica decisão de parar de lutar: ‘Outra fase’

Ao discursar, reforçou que a decisão é definitiva e que não há possibilidade de retorno ao MMA em um futuro breve

Aposentadoria é definitiva? Aldo abre o jogo e explica decisão de parar de lutar: ‘Outra fase’

José Aldo é um dos maiores nomes da história do UFC (Foto: Reprodução)

Um dos maiores nomes da história do MMA, José Aldo encerrou oficialmente sua trajetória nas artes marciais mistas na manhã de sábado (17), em uma cerimônia realizada na Upper Arena, no Rio de Janeiro. Embora já tivesse anunciado a aposentadoria durante o UFC 315, no último dia 10, após o revés para Aiemann Zahabi, o ex-campeão dos pena do Ultimate escolheu oficializar o “adeus definitivo” ao octógono, ao lado da família e do treinador Dedé Pederneiras.

Entre no grupo grátis de tips da Tatame e venha forrar com a tropa, clique AQUI

Aldo entrou no cage como tantas outras vezes, mas sem luvas ou objetivos esportivos. Ao som de sua tradicional música de entrada, caminhou até o centro do octógono com um sorriso leve e olhar tranquilo, simbolizando o fim de um ciclo. Ao discursar, reforçou que a decisão é definitiva e que não há possibilidade de retorno, nem mesmo para lutas pontuais: “Não tem mais chamado. Já estou em outra fase da vida, com outros propósitos”, declarou.

Segundo o ex-lutador, sua breve volta em 2024 foi motivada por um propósito pessoal, e não financeiro. Agora, com novos planos e focado no futuro, Aldo afirma que sequer pensa em vestir o quimono ou fazer sparrings: “Talvez só daqui a cinco anos. E com quase 50 anos, aí não tem mais jeito mesmo”, brincou.

José Aldo sai de cena como um ícone do esporte mundial. Campeão do extinto WEC e primeiro detentor do cinturão peso-pena do UFC, construiu um cartel ao longo de mais de 20 anos de carreira com 32 vitórias e dez derrotas. O manauara também faz parte do Hall da Fama do Ultimate.

Para conferir mais notícias sobre José Aldo, clique aqui