Arte suave para mulheres: quatro dicas para aproveitar melhor os treinos com os meninos; veja

Publicidade

Por Samanta Fonseca

Uma das coisas que mais ouvimos das mulheres que praticam Jiu-Jitsu é quando só tem “ela” de mulher no treino. Pela minha experiência e convivência com mulheres no esporte, acredito que a maioria delas gostaria muito de treinar somente com mulheres.

Porém, na prática não é bem assim que funciona. No treino, a probabilidade que encontremos a maioria homens é grande. E o que a gente tem que fazer é trabalhar com o que temos, não é mesmo? O treino com homens pode ser ótimo e ter muitas vantagens, se soubermos aproveitá-las. Por isso resolvi listar quatro dicas para aproveitá-lo melhor.

Confira abaixo:

1 – Trabalhar o dobro da técnica

O único aliado que temos para “combater” a força dos meninos é a técnica, não é? Eu mesma consigo pontuar quando estou bem tecnicamente e acabo usando a força deles ao meu favor, em uma raspagem quando o rival pesa pro meu lado favorável, por exemplo.

2 – Movimentação

Em especial quando você tem um parceiro de treino do seu peso, dá pra igualar sim na técnica e movimentação. Quando o parceiro é daqueles que sabe rolar com mulher (que entende que o uso da força no treino com mulheres não se faz tão necessário), é possível cair em posições que te forcem a pensar e sair de situações de risco e movimentar. Chame aquele parceiro de treino que tem mais ou menos o seu peso e faça o teste.

3 – Resistência

Convenhamos: quando você se acostuma a fazer cinco, seis rolas com os meninos em que você dá tudo de si, sua resistência aumenta, ou seja, você tem mais “gás” para treinar, o que é ótimo para evoluir. Obviamente que isso não é uma regra, dependendo do peso e da graduação das meninas que treinam com você, sua resistência aumenta tanto quanto se estivesse rolando com os meninos, por exemplo.

Eu, por exemplo, vario os meus treinos: às vezes treino meio dia no treino de competição, onde tenho parceiras de treino da mesma graduação que a minha ou mais graduadas, e o peso é equivalente ou são mais pesadas também. Quando todas vão, é possível fazer um treino bem forte só com elas, o que não consigo fazer no treino da noite, por exemplo, onde as meninas que treinam nesse horário são em sua maioria mais leves e menos graduadas. Por isso, saiba escolher os melhores treinos pra você.

4 – Treino bom para campeonatos

O treino para campeonato é aquele que exige mais de você. E se você gosta de competir e dar as caras no absoluto, o treino com os meninos é um dos mais indicados. Com eles você trabalha essas forças que mencionei acima: resistência, o dobro da técnica e também pode abusar da sua movimentação para chegar numa posição boa pra você.

Não estou dizendo que o treino com meninas não seja bom para campeonatos – até porque o treino com as meninas reproduz a realidade que você vai encontrar no campeonato. Se as suas parceiras de treino forem “porradeiras”, o treino vai fluir e vai ser muito bom.

Muitas mulheres têm receio de treinar com os homens porque o Jiu-Jitsu é um esporte de contato. Mas se a sua equipe estiver fazendo o trabalho certo, vai sempre incentivar as mulheres a irem além. Tenho muita sorte de ter treinado em equipes onde o respeito prevalece, sempre sem medo de sofrer nenhum tipo de desrespeito ou assédio.

Se você começou a treinar agora e está receosa de treinar com os meninos, converse com seu professor para que ele te coloque com um parceiro que não vá te machucar nem abusar da força com você. E se você tiver meninas que treinam na sua academia, sempre incentive-as a treinarem, pois na ausência de uma, o treino feminino se prejudica de alguma maneira, sem dúvida. Bons treinos a todas, boa semana e até a próxima!

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade