Artigo: a importância do ‘Outubro Rosa’ e a cannabis medicinal no auxílio ao câncer de mama

Publicidade

Todas as mulheres sabem o quão desafiante é estabelecer uma rotina de auto cuidado em meio a tantas demandas diárias. Infelizmente, este é um padrão social que se perpetua há anos, trazendo consequências diretas à saúde da mulher.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Ele se desenvolve quando ocorre a alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A relação entre a cannabis e o câncer de mama se estabelece no alívio dos sintomas decorrentes da doença e no potencial antitumoral dos canabinoides – enquanto terapia adjuvante –, que ainda necessita de evidências científicas clínicas mais robustas.

Uma parcela significativa e crescente de pacientes com câncer vêm recorrendo à cannabis para auxílio terapêutico. Uma pesquisa norte-americana publicada no Journal of Clinical Oncology (2020) mostrou que, de 725 pacientes com câncer de mama, 42% utilizaram a cannabis medicinal como terapia adjuvante.

WhatsApp Image 2021 11 11 at 15.07.29 e1636725578404
Livinha faz uso do tratamento a base de CBD no seu dia a dia (Foto reprodução)

Os usuários relataram o uso para combater efeitos colaterais dos quimioterápicos – dores, náuseas, inapetência – e aliviar aqueles sintomas decorrentes da doença em si, como ansiedade, estresse e insônia.

No estudo, a idade média dos entrevistados é de 57 anos e 85% apresentam doença não metastática. Mas a cannabis vem se consolidando como um valioso agente terapêutico também nos quadros de metástase, aliviando o sofrimento físico, emocional e psíquico.

Importante lembrar que a mamografia e o auto exame são imprescindíveis, sendo os principais métodos para o rastreamento da doença. Mulheres merecem ser cuidadas, hoje e sempre!

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidadespot_img