Artigo: Coordenadores PPSC-UFRJ fazem recomendações para praticantes de artes marciais a respeito do novo coronavírus

Publicidade

*Diante do descontrole na contenção do novo Coronavírus (Covid-19) que já infectou milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive atletas, e está se tornando um problema no Brasil também. O grupo de Psicofisiologia e Performance em Esportes & Combates UFRJ torna pública essa carta com recomendações para atletas e praticantes de atividade física, a saber:

MATENHA distância de pelo menos um metro entre as pessoas. Como este distanciamento é impossível durante a prática de esportes de combate, e além disso, ficamos expostos às secreções respiratórias e suor do oponente, o cuidado deve ser redobrado! Evite aglomerações, como shows e eventos esportivos ou qualquer agrupamento.

Cancele ou evite viagens internacionais para treinamentos ou competições.

Após treinamentos, tome banho. No dia-a-dia, lave as mãos e seus equipamentos ou utilize álcool em gel com concentração acima de 70% de etanol, hipoclorito de sódio ou água sanitária para destruição do vírus.

Evite contato com pessoas com sintomas de gripe forte e peça para procurar um médico. Atletas com sintomas respiratórios mesmo que leves deverão evitar a prática de modalidades de contato até que seu diagnóstico esteja esclarecido.

Cubra nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descarte após o uso. Evite ao máximo tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

TREINE EM LOCAIS ABERTOS OU VENTILADOS. Caso tenha que compartilhar equipamentos ou pesos na academia, leve álcool com concentração acima de 70% de etanol, limpe o local e o equipamento onde seu corpo (mãos, tronco, braços, coxas, pernas) irá encostar antes de realizar seu exercício. Após o exercício, limpe novamente o local – TÉCNICOS, PROFESSORES E ATLETAS – GARANTAM A LIMPEZA DO TATAME OU DO LOCAL DE TREINO ANTES E DEPOIS DAS AULAS.

NÃO COMPARTILHE TOALHAS, ROUPAS USADAS, TÊNIS, GARRAFA DE ÁGUA, SCOOPS ou qualquer objeto que possa te deixar em contato com as secreções de outras pessoas; PARA COMBATES – material de proteção (luvas e capacetes, principalmente) não deverá ser compartilhado mesmo após higienização imediata, pois a umidade facilita a proliferação de microorganismos.

Evite comer em restaurantes, bares e locais que você não saiba a procedência da limpeza de mesa, cadeira, talheres e pratos. Caso necessite, desinfete com álcool a superfície e objetos.

*Coordenadores PPSC-UFRJ

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade