Artigo: Dr. Rafael Fonseca explica 11 mitos ou verdades de alimentos termogênicos; confira e tira suas dúvidas

Artigo: Dr. Rafael Fonseca explica 11 mitos ou verdades de alimentos termogênicos; confira e tira suas dúvidas

* Os famosos alimentos termogênicos são aliados do emagrecimento e queimadores de gordura. Dotados da capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão, eles se tornaram febre entre os que desejam perder peso. Eles podem ser utilizados como pré treino de atividades físicas, como efeito digestivo e também para turbinar o gasto calórico diário. Aprenda quais são esses alimentos e como usá-los de forma segura.

Há diversos alimentos que prometem emagrecimento rápido, entretanto, é necessário destacar que não é apenas um alimento que será responsável pelo emagrecimento em geral, mas sim uma dieta equilibrada acompanhada de vários alimentos e nutrientes que favoreçam o metabolismo.

Pimenta vermelha, canela, gengibre, café, abacaxi, chá verde e chá de hibisco, ginseng, pó de guaraná, água de coco, óleo de coco, cominho, curry, canela, maçã, laranja, vinagre, folha de mostarda, aspargo, sardinha, bacalhau, salmão, anchova, cenoura, gengibre, couve e brócolis, são o principais e mais populares entre os brasileiros.

MITOS E VERDADES

1- Existem termogênicos em cápsulas?

VERDADE. Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Os naturais são os alimentos. Come-se o alimento para adquirir o princípio ativo termogênico. Já os industrializados, por sua vez, compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula.

2 – Termogênicos eliminam a gordura corporal?

MITO. Esse é um o grande mito: os alimentos termogênicos não atuam sozinhos. A perda de gordura atinge um percentual pequeno, em torno de apenas 5% a mais do que o gasto normal. Para que se consigam os resultados esperados, o consumo precisa estar associado aos outros alimentos da cadeia e, também, à pratica de atividades físicas e esporte. Os termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura, não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo aumentando o gasto calórico do indivíduo.

3- Independente de alimentação e exercícios, os termogênicos emagrecem?

MITO. Se a pessoa continuar a ingerir mais calorias do que queima, além de não emagrecer a pessoa vai engordar. Termogênicos sem dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos não mudarão o peso corporal.

4- Existe um horário mais indicado para consumir os alimentos termogênicos?

VERDADE. O exercício físico potencializa o termogênico. Tomado antes das atividades físicas é possível otimizar a queima de gordura.

5- Consumir termogênicos antes de dormir faz mal?

VERDADE. Consumir termogênicos antes de dormir não é indicado, pois a otimização do processo de queima de calorias acelera o metabolismo e pode atrapalhar o repouso, podendo causar insônia em algumas pessoas.

6- Termogênicos não têm contraindicação?

MITO. Os termogênicos são contraindicados para pessoas hipertensas, que sofrem de arritmia cardíaca, que têm histórico de infarto, entre outros problemas cardíacos. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos. Já os suplementos em cápsulas com ação termogênica se tornam ainda mais perigosos por oferecer os princípios ativos mais concentrados.

7- Não é necessária indicação médica para tomar suplementos termogênicos?

MITO. Por ser contraindicado em alguns casos, o ideal é consultar um profissional antes de tomar suplementos termogênicos.

8- Existem frutas com poder termogênico?

VERDADE. O guaraná e a casca da laranja possuem ativos termogênicos em sua composição.

9- Quanto maior a ingestão de termogênicos, maior os benefícios?

MITO: O ideal é consumir termogênicos diariamente, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. Caso extrapole a ingestão recomendada pelo nutricionista a pessoa pode se pejudicar ao invés

10- Água gelada é termogênica?

VERDADE. A água ajuda o corpo a digerir a comida e a diluir a urina. A água também ajuda a promover sensação de saciedade. Manter-se hidratado é importante. A água gelada, especificamente, pode ajudar a perder peso porque o corpo usa energia para equilibrar sua temperatura. Então, você bebe água gelada, que tem zero calorias, e seu corpo naturalmente gasta calorias por conta própria. Dessa forma, apesar da água não ser um alimento, vale a pena adicioná-la no seu dia a dia para obter seus efeitos termogênicos.

11- Água com limão emagrece?

MITO. O ácido cítrico presente no limão teria uma ação adstringente, estimulando o funcionamento do trato gastrointestinal e eliminando toxinas presentes no intestino. Seus potenciais efeitos no emagrecimento se devem ao seu poder desintoxicante, alcalinizante, de regularização da função intestinal, de ação anti-inflamatória e de regulação dos níveis glicêmicos. Mesmo com vários pontos positivos na digestão, eliminação e absorção, não há nenhum estudo científico que comprove que a água com limão em jejum emagrece.

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

– Chá verde

É uma bebida estimulante que contém cafeína e taninos, que auxiliam na manutenção e perda de peso. É rico em polifenóis, principalmente as catequinas. O chá verde também diminui o apetite e facilita a digestão

– Farinha de banana verde

A farinha de banana verde é obtida pelo processamento da casca e da fruta não madura. É rica em um amido resistente que tem efeitos comparáveis aos das fibras para aumentar a saciedade, fortalece o sistema imunológico, atuando no processo fermentativo do cólon, através da ação das bactérias probióticas da microbiota intestinal, ajudando o desenvolvimento dessas bactérias do bem, tendo como resultado uma melhor absorção de nutrientes. Melhorando a saúde intestinal, melhora a imunidade, porque no intestino são produzidas cerca de 60% das imunoglobulinas, as células de defesa do corpo. Mas os seus benefícios para o emagrecimento ainda não têm comprovação científica.

– Guaraná

O pó de guaraná é rico em cafeína, xantina e taninos, que aceleram o metabolismo e queimam calorias extras. Acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, favorecendo a perda de peso.

– Algas

As algas marinhas ajudam no processo de perda de peso corporal. Seu poder no emagrecimento se deve ao alginato, uma fibra que reduz a absorção de gordura pelo trato digestivo e controla a saciedade, auxiliam no emagrecimento por serem de baixo valor calórico, terem baixo teor de gordura, possuírem fibras e darem saciedade. Melhoram o funcionamento intestinal e regulam a função da glândula tireóide, fundamental para manter o metabolismo ativado.

– Óleo de coco

Estudos mostram que uma alimentação com gorduras do tipo TCM – encontradas no óeo de coco – potencializam a perda de gordura corporal. TCMs são de fácil e rápida metabolização e utilizados, preferencialmente, para a geração de energia e por isso não são armazenados como gordura no tecido adiposo corporal. Se comparado ao óleo de soja tradicional, o óleo de coco contribui para a redução da circunferência abdominal, comprovado em estudo.

– Goji Berry

O goji berry tem carotenóides, ativo com ação antioxidante, por isso dizem que rejuvenesce. Reduz a produção das substâncias inflamatórias, ajudando na melhora da celulite. Celulite é a inflamação nas células de gordura.

– Chia

Auxilia no emagrecimento e reduzir a gordura, mas não adianta caso não venha acompanhada de uma alimentação saudável. É fonte de fibra, que gera saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a absorver melhor os nutrientes e melhorar a desintoxicação hepática. Suas sementes têm fibra solúvel, o que aumenta pelo menos 10 vezes o tamanho dela em contato com líquidos, por isso ela traz saciedade quando consumida.

*Por Dr. Rafael Fonseca: que é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Membro Titular da Sociedade Americana de Cirurgiões Ortopédicos; Concluiu Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuante nas áreas de Ortopedia e Traumatologia do Esporte e em suas sub-especialidades Cirurgia do Joelho e Nutrologia Esportiva. Atualmente sócio – proprietário / Responsável Técnico da Clínica Médica Rodrigues de Souza. Presidente do Conselho Nacional de Boxe e Vice Presidente Mundial da Comissão Médica de boxe.