Artigo: o que fazer com os ‘pequenos samurais’ em casa no atual período de quarentena? Confira as dicas

Artigo: o que fazer com os ‘pequenos samurais’ em casa no atual período de quarentena? Confira as dicas

* Todas as academias de artes marciais estão fechadas neste período de quarentena, como forma de evitar o contágio do novo coronavírus. Vamos fazer uma breve introdução: Covid-19 é uma doença infecciosa, causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 ( SARDS-CoV-2), que teve origem na China e se espalhou por todos os continentes.

Os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldade em respirar. Cerca de 80% dos casos confirmados são ligeiros ou assintomáticos, e a maioria recupera sem sequelas. No entanto, 15% são infecções graves que necessitam de oxigênio e 5% são infecções muito graves que necessitam de ventilação. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave, com insuficiência respiratória grave, falência de vários órgãos e morte. Sendo assim, precisamos nos prevenir e tomar alguns cuidados que são de suma importância:

  • Lave as mãos com água e sabão e/ou use álcool em gel
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir
  • Evite aglomerações se estiver doente
  • Mantenha os ambientes bem ventilados e não compartilhe objetos pessoais

Retomando o assunto, “e como fazer para manter essas crianças em casa, já que não podem treinar artes marciais em suas academias?” Primeiro, fale a verdade para os seus filhos, explique sobre o vírus e as precauções a serem adotadas, deixando sempre claro que não estamos em período de férias. No mais, continue com a mesma rotina já adaptada, se possível, como se estivessem fazendo fora de casa.

  • Horário da escola: faça as lições de casa, pois sabemos que os professores mandaram as lições para fazer;
  • Horário da academia de artes marciais: peça para os professores por e-mail ou pelo WhatsApp, alguns exercícios simples que possam ser realizados em casa por pelo menos 30 minutos;
  • Pesquise e estude com seus pequenos histórias sobre artes marciais ou quaisquer outros temas disponíveis na internet. Aproveite esse tempo e conte histórias para seus filhos durante 30 minutos ou mais todos os dias;
  • Reserve um horário para os filmes e desenhos também, lembrando que tudo que é demais é prejudicial à saúde;
  • Não esquecendo nunca de fazer a supervisão das atividades, pois não poderão fazer sozinhos.

Aproveite esse período para curtir um tempo extra com os seus filhos, organize os horários e faça acontecer todos os dias, pois isso será de suma importância para o desenvolvimento intelectual e emocional.

printcoluna7

Quem sou eu? Mônica de Paula Silva, também conhecida como Monica Lambiasi, é graduada em Pedagogia desde 2004. Concursada pela Prefeitura de Embu Guaçu – SP, atua há 13 anos como psicopedagoga clínica, área na qual é pós-graduada desde 2006. Em 2008 concluiu pós-graduação em Didática Superior, e em 2009 concluiu pós-graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva. Já em 2017 concluiu pós-graduação em neuropsicopedagoga, e atualmente estuda psicanálise e neurociência. Também é escritora.

Contatos: WhatsApp (11) 99763-1603 / Instagram @lambiazi03

* Por Mônica de Paula Silva