Artigo: saiba mais sobre os benefícios do Jiu-Jitsu para crianças e as suas aplicações lúdicas

Artigo: saiba mais sobre os benefícios do Jiu-Jitsu para crianças e as suas aplicações lúdicas

Por Jorge Columá *

jorge columa1 1

Columá fala sobre a importância do Jiu-Jitsu para o desenvolvimento das crianças (Foto divulgação)

Sempre que escolhemos uma atividade para os nossos filhos ingressarem, pensamos: que benefícios a mesma trará para nossos pequenos? Ao pensar em lutas ou artes marciais, algumas duvidas podem pairar em nossas cabeças, afinal, seria indicado o ensino destas modalidades para crianças? A resposta é sim.

Neste sentido, pretendemos apresentar o Jiu-Jitsu como excelente possibilidade educacional. Afinal, a arte suave traz consigo valores e rituais valiosíssimos para a educação de crianças e jovens. Revisitar esses conceitos filosóficos orientais que são pautadas no caminho do guerreiro (bushidô), remetem aos praticantes a ética, a cidadania, a saúde, a disciplina, o conhecimento e outros valores que, somados a proficiência técnica e o aumento da autoestima, formam uma base sólida na formação infantil e consolidação de caráter como pessoa, valores que culminam em cidadãos de bem, tanto no fazer, no conhecer e sobretudo no agir.

Vale ressaltar que os benefícios do Jiu-Jitsu podem ser internalizados com mais intensidade devido ao prazer de praticar uma atividade lúdica. Sim, prazer, pois a criança deve aprender a lutar brincando. É necessário, porém, que o professor explore seu ensino como um todo, tanto no fazer, como no conhecer e no ser. Neste sentido, apontamos teores como: identificar estratégias, conhecer diferentes contextos culturais e grandes nomes das lutas, conhecer o funcionamento do corpo humano presente nas muitas das alavancas do Jiu-Jitsu, que são frutos de estudos milenares e que continuam em processo nos atuais lutadores, que se reinventam com novas posições e adaptações.

Nos treinamentos de Jiu-Jitsu para crianças devem-se trabalhar as valências físicas nas mais variadas posições, de domínio, de projeção e de finalização. As contribuições destas experiências motoras vão formar um lastro fisiológico que vai acompanhar o praticante até a sua maturação como atleta, reiterando que este lastro será mais complexo e ampliado devido a riqueza motora em questão, sobretudo se a criança experimentar atividades lúdicas, por exemplo.

jorge columa2 1

Coordenador pedagógico da Team Nogueira falou um pouco sobre o seu trabalho (Foto reprodução)

Trabalhar em equipe, entender que durante o treino ou durante a luta existe um companheiro de treino e não um adversário, respeitar seu mestre, o espaço de aula e zelar pelo material, são conteúdos importantes para a formação do praticante. O Jiu-Jitsu incentiva o respeito, a disciplina e o ensino-ritual tão necessários na contemporaneidade, sobretudo nas famílias modernas tão carentes destes valores. Estes conteúdos devem ser trabalhados no ensino do Jiu-Jitsu para crianças preconizando uma mudança no sentido do bem agir, da cortesia, da lealdade e outros valores positivos que devem ser a marca principal de um lutador na sociedade e também do esporte.

* Jorge Columá é Dr. em Ed. Física, coordenador pedagógico da Team Nogueira e docente da disciplina de praticas pedagógicas em lutas na UNISUAM