As artes marciais como um dos nichos que mais crescem no mundo e sua relação com a mídia em 2022

As artes marciais como um dos nichos que mais crescem no mundo e sua relação com a mídia em 2022

Nenhum esporte hoje vive sem mídia. Inegavelmente a atuação da imprensa é uma das vertentes mais fortes na viabilidade de um atleta ser visto e convocado para atuar em diversos grandes eventos mundo afora.

O MMA, por sua vez, segue sendo um dos esportes que mais crescem no mundo. E se os números expressivos do esporte já são interessantes, conecte isso ao aumento de usuários nas redes sociais. Só o Instagram contabiliza mais de 1 bilhão de contas voltadas ao esporte, enquanto o Youtube supera a marca de 2 bilhões de inscritos. A evolução dos números denota a força das redes sociais para divulgar, elevar e fortalecer a imagem e a presença do atleta no meio digital.

Nas palavras de Bill Santos, CEO da Try Mídia, todas as vertentes conectadas ao esporte precisam ser vistas e divulgadas: “Hoje em dia, o lutador, professor ou personal trainer precisa estar em evidência, os eventos pedem esse tipo de atitude, é muito melhor para vender uma luta, para divulgar um evento, ou mesmo quando o atleta aparece em uma matéria. Sempre que algo do tipo surge nas redes sociais, logo de cara percebemos o destaque, pois vivemos em um mundo ágil que precisa ser evidenciado para ser lembrado”.

Exemplos claros de boa divulgação ilustram como estar em evidência fortalece a marca pessoal e profissional de quem é da luta. Um dos maiores atletas e mais bem pagos do mundo hoje sabe como poucos a fina arte de estar em evidência. Este é o caso de Conor McGregor, que trabalha o visual, sua presença interativa e amplifica a experiência nas redes sociais, criando um mundo extremamente novo para o segmento e aqueles que acompanham sua trajetória.

O atleta curitibano Irwing King Kong é outra prova viva disso. Sempre ligado nas redes sociais, seu perfil cresce e viabiliza formas totalmente novas de divulgação, advindo de eventos de grande nome no Brasil. O Irwing fez história no SFT, transmitido pela Band na TV aberta e, hoje, trilha seu caminho na Europa, atuando em eventos de ampla divulgação. O lutador e empresário ainda ressalta que a mídia auxilia a trazer e manter patrocinadores cruciais para o desenvolvimento do esporte.

“A imprensa e a sua divulgação são muito importantes para mostrar para os atuais parceiros e futuros que você está aparecendo. Quem não é visto não é lembrado”, disse King Kong.

Mais um grande exemplo é a atleta e política, Fernanda Mazzeli, quatro vezes campeã mundial de Jiu-Jitsu e ex-vereadora em Guarapari. A personalidade da lutadora reflete em suas redes sociais e entrevistas que participa, com o cunho social e sua garra sempre presentes nas falas e formas de divulgação.

“É muito importante estar na mídia! Para o atleta quanto mais divulgação, mais ele está em evidência e assim ajuda a abrir portas para empresas poderem estar apoiando e até mesmo patrocinando”.

Fernanda é um exemplo de atleta que usa bem sua imagem nas redes sociais (Foto Lisa Pics)

Fernanda é um exemplo de atleta que usa bem sua imagem nas redes sociais (Foto Lisa Pics)

Responsável por todo conteúdo criativo e textual, Victor Nunes, CTO da Try Mídia e mantenedor do Ranking Nacional de MMA divulgado no MMA Premium, reforça o fato de a mídia ser descentralizada e faz um alerta aos atletas que não gostam ou descartam a necessidade de se divulgar:

“O Ranking Nacional de MMA tem sido uma grande ferramenta para os eventos escolherem os melhores entre os melhores no Brasil, porém, de nada adianta estar no top 5 sendo que você não se divulga. O MMA nacional carece de incentivo, se o atleta e o evento não se divulgarem, certamente vão ter pouca mídia e, consequentemente, pouco investimento para crescer”.

Fechando a lista de avaliações do cenário de mídias e divulgações, o empreendedor Bernardo Serale possui uma gama de negócios ligados ao MMA e outros esportes, agenciando atletas, auxiliando eventos e promovendo o esporte. Bernardo possui um forte respeito pela imprensa e sempre que pode exalta a importância da mídia para as ações conectadas a sua empresa de agenciamento de atletas, a WM Sports e demais nichos esportivos no qual atua:

“Eu acho fundamental essa divulgação. É onde realmente o nome do atleta vai aparecer para o público em geral…. Sem dúvida nenhuma o nome do atleta, entra em uma maior evidência, atinge de uma forma melhor o que é de maior interesse para ele, os grandes patrocinadores, mais seguidores em suas redes sociais e também os responsáveis em colocar ou indicar novos talentos para os grandes eventos. A repercussão é infinitamente maior que apenas um post de Instagram, que sem dúvida nenhuma também é importante, mas atinge um público bem mais restrito de uma forma bem mais superficial”.

O retrato das cenas mais vistas no MMA mundial são sempre do UFC, Bellator e ONE Championship. O esporte ainda carece de visibilidade aos eventos nacionais e aos atletas que estão em busca de um “lugar ao sol”. Sempre que vemos um grande campeão mundial, precisamos entender que sua jornada começou muito antes de todo seu destaque, e que só será possível ter esse real panorama e grandeza quando eventos, atletas e patrocinadores se unirem à mídia para alavancarem a imagem do esporte nacional, criando ídolos no país e não apenas fora dele.

Saiba mais sobre a mídia da luta, aqui