Atleta com síndrome de Down faz sua estreia na faixa preta e ‘rouba a cena’ em campeonato de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro; confira

Atleta com síndrome de Down faz sua estreia na faixa preta e ‘rouba a cena’ em campeonato de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro; confira

O Campeonato Pan-Americano organizado pela Sport Jiu Jitsu South American Federation (SJJSAF) reservou um daqueles capítulos que marcam para sempre a vida de quem ama o esporte. No último domingo (31), o atleta Jonathan Pitbull, que é portador da síndrome de Down, fez sua estreia como faixa-preta contra o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves, em uma luta de Jiu-Jitsu adaptado, na Arena Olímpica da Juventude, em Deodoro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Jonathan é aluno do projeto Fazendo a Diferença no Jiu-Jitsu, comandando pelo professor André Seabra, da equipe Nova União.

“Estou muito feliz. Minha estreia na faixa preta. Obrigado, pessoal”, disse Pitbull, após finalizar seu adversário com um estrangulamento. Já para Leandro Alves, que é faixa-marrom, mas estava parado há quase 20 anos, foi um momento muito especial e que serve de exemplo para toda a comunidade esportiva.

“Não deu pra mim. Antes de lutar eu sabia que ele já havia vencido algumas lendas do Jiu-Jitsu, como José Aldo, Thales Leites e Raphael Abi-Rihan. Então, eu fui só mais uma vítima! Mas, brincadeiras à parte, foi muito gratificante fazer essa luta. Me emocionei de verdade. O Jonathan é um garoto muito doce e amoroso. De Pitbull mesmo só apelido e garra dentro do tatame. Parabéns à toda organização da SJJSAF e ao professor André Seabra por tratarem o esporte como um instrumento de inclusão social, dando o exemplo”, elogiou.

Além das lutas adaptadas, o Pan da SJJSAF contou com as disputas regulares da modalidade e com o Parajiu-Jitsu (resultados). O próximo campeonato é o Sul-Americano, que acontece dias 27 e 28 de março.

“As lutas de Jiu-Jitsu adaptado realmente já se tornaram uma marca da SJJSAF, um momento que o público realmente espera para assistir ao show desses verdadeiros campeões. Esperamos todos os atletas de novo no Sul-Americano. Muito em breve abriremos as inscrições”, encerrou o presidente da SJJSAF, Cleiber Maia.