Bellator 292: evento nesta sexta (10) tem disputa de título e início de GP valendo US$ 1 milhão; confira
Usman Nurmagomedov vai defender seu cinturão peso-leve contra Benson Henderson na luta principal do Bellator 292; saiba mais

Usman Nurmagomedov e Benson Henderson vão disputar o cinturão dos leves na luta principal do Bellator 292 (Foto: Matt Erickson/MMA Junkie)
Nesta sexta-feira (10), em San Jose, na Califórnia (EUA), acontece o Bellator 292, com destaque para a abertura do GP dos Leves (até 70kg), que de quebra, terá a disputa do cinturão da categoria, com a luta entre o russo Usman Nurmagomedov e o veterano Benson Henderson. Cabe salientar que o vencedor do torneio, que terá início nas quartas de final, receberá o cobiçado prêmio de US$ 1 milhão. Além disso, no card principal, o brasileiro Goiti Yamauchi enfrenta o inglês Michael Page, em combate válido pelos meio-médios.
Usman Nurmagomedov, que é primo de Khabib Nurmagomedov, ex-campeão peso-leve do UFC, tem 24 anos e ostenta uma longa invencibilidade, com 16 vitórias, sendo oito delas por nocaute e seis por finalização. Em seu último confronto, o lutador conquistou o cinturão peso-leve do Bellator ao vencer o brasileiro Patricky Pitbull.
Adversário de Usman Nurmagomedov, o experiente lutador Benson Henderson tem 39 anos de idade e, em seu cartel, contabiliza 41 lutas, com 30 vitórias e 11 derrotas. O americano, vale ressaltar, foi campeão peso-leve do UFC entre 2011 e 2013, e no Bellator, tentará pela terceira vez conquistar o cinturão. Nas oportunidades anteriores, foi derrotado por Andrey Koreshkov nos meio-médios e por Michael Chandler nos leves.
Co-main event também tem disputa no peso-leve
Na segunda luta mais importante da noite no Bellator 292, o lutador o Azerbaijão Tofiq Musayev (20-4) enfrenta o russo Alexandr Shabliy (22-3) pelas quartas de final do GP dos Leves. Musayev vem de vitória sobre Sidney Outlaw por nocaute no Bellator 283, que ocorreu em julho do ano passado. Já Shabliy vem de sete triunfos consecutivos e está invicto no cage circular do Bellator. O atleta lutou pela última vez contra Brent Primus, em junho do ano passado, no Bellator 282, e venceu por nocaute.
Os outros confrontos pelo GP dos leves do Bellator serão entre Brent Primus e Mansour Barnaqui, marcado para o dia 12 de maio, além de Patricky Pitbull x AJ McKee, ainda sem data definida.

Musayev e Shabliy vão fazer o co-main event da edição, em duelo no GP dos Leves (Foto: Matt Erickson/MMA Junkie)
Outros destaques do Bellator 292
Completando as lutas principais do card no Bellator 292, entre os pesos-pesados (até 120kg), o ex-campeão da categoria, Valentin Moldavsky (11-2-1) vai em busca de recuperação contra o veterano Linton Vassell (22-8-1). Em sua última luta, Moldavsky acertou, acidentalmente, o dedo no olho de seu adversário, Steve Mowry, e a luta foi declarada “No Contest” (luta sem resultado) no Bellator 284, em agosto do ano passado. Já o inglês Vassell vem de quatro vitórias seguidas, sendo três delas por nocaute, a última delas contra Timothy Johnson, no Bellator 277, em abril de 2022.
Único brasileiro em ação no card do Bellator 292, Goiti Yamauchi (28-5) enfrenta o inglês Michael Page (20–2) nos meio-médios (até 77,1kg). Yamauchi vai em busca de sua quarta vitória seguida, e em seu último confronto, nocauteou o compatriota Neiman Gracie no Bellator 284, em agosto do ano passado. Seu adversário será um dos lutadores mais populares da organização. “Venom” Page, porém, busca recuperação, já que em sua última luta, foi derrotado por Logan Storley em disputa de cinturão interino da categoria, no Bellator 281.

Michael Page vai encarar o brasileiro Goiti Yamauchi no card principal (Foto: Matt Erickson/MMA Junkie)
CARD COMPLETO:
Bellator 292
San Jose, na Califórnia (EUA)
Sexta-feira, 10 de março de 2023
Card principal
Peso-leve: Usman Nurmagomedov x Benson Henderson
Peso-leve: Tofiq Musayev x Alexander Shabliy
Peso-pesado: Valentin Moldavsky x Linton Vassell
Peso-meio-médio: Michael Paige x Goiti Yamauchi
Card preliminar
Peso-galo: Enrique Barzola x Erik Perez
Peso-galo: Josh Hill x Cass Bell
Peso-médio: Khalid Murtazaliev x Tony Johnson
Peso-meio-pesado: Julius Anglickas x Dovletdzhan Yagshimuradov
Peso-pena: Laird Anderson x Rogelio Luna
Peso-médio: Theo Haig x Adam Wamsley