Em noite histórica do Bellator 297, Patrício Pitbull pode alcançar feito inédito no MMA nesta sexta (16)

Patrício Pitbull quer fazer história no Bellator 297 na noite desta sexta (16) (Foto: Bellator)
Nesta sexta-feira (16), na cidade de Chicago (EUA), acontece o Bellator 297, com destaque para duas disputas de cinturão nas lutas principais. No main-event, o russo Vadim Nemkov (16v–2d-1NC), de 30 anos, defende o cinturão dos meio-pesados contra o veterano cubano Yoel Romero (15v-6d) – que é 16 anos mais velho (46). Já no co-main event, o brasileiro Patrício Pitbull (35v-5d) tentará seu terceiro título na organização. O desafio será contra o campeão peso-galo Sergio Pettis (22v–5d) – que fará sua segunda defesa de cinturão.
Nemkov sustenta uma invencibilidade de sete anos no MMA, com a última derrota sendo registrada em 2016, quando ainda lutava pelo RIZIN FF. Desde então, o campeão do meio-pesado não sabe o que é perder há 11 lutas. Já o interminável Romero, campeão mundial e medalhista olímpico de prata no Wresteling, assinou com o Bellator após longa passagem pelo UFC, onde chegou a lutar pelo cinturão dos médios, mas foi superado pelo nigeriano Israel Adesanya. O cubano conseguiu a chance de desafiar o atual campeão após duas vitórias seguidas, superando Alex Polizzi e Melvin Manhoef – ambas por nocaute técnico no terceiro round.
No co-main event do Bellator 297, Patrício Pitbull vai em busca de eternizar seu nome – ainda mais – na história da organização presidida por Scott Coker. O potiguar, que vem de três vitórias seguidas, é para muitos especialistas e fãs de MMA o maior nome da história da empresa. O brasileiro é o atual campeão dos penas e já foi dono do cinturão dos leves. Aos 35 anos, tentará ser o primeiro lutador a ser campeão em três categorias diferentes ao desafiar Sergio Pettis, dono do título até 61kg. O campeão peso-galo, 29 anos, está invicto há cinco lutas e jamais foi derrotado no Bellator, acumulando quatro resultados positivos.
Ainda pelo card principal, um duelo entre os americanos na divisão dos meio-pesados. Corey Anderson (16-6-1NC) foi campeão do The Ultimate Fighter 19 e, depois de longa passagem pelo UFC, assinou com Bellator. Aos 33 anos, “Overtime” vem de derrota para o atual campeão Vadim Nemkov, na edição 288, por decisão unânime. Já Phil Davis (24-6-1NC), de 38, foi campeão da categoria em 2016 ao superar Liam McGeary, mas foi destronado no ano seguinte por Ryan Bader. O atual momento do “Mr. Wonderful” é positivo e acumula duas vitórias seguidas, sendo a última sobre Julius Anglickas em 2022.
Brasil tem representante no card preliminar
Único brasileiro a se apresentar no card preliminar, Wladimir Gouvea, de 30 anos, fará sua segunda luta no MMA profissional. O peso-pesado vem de nocaute sobre Kory Moegenburg no Bellator 288 e enfrentará Gabriel Sayeg. O americano tem duas lutas em seu cartel profissional de MMA, com uma vitóra e uma derrota. Essa será a estreia na organização.

Nemkov vai colocar o posto de campeão em jogo contra Romero (Foto: Bellator)
CARD COMPLETO:
Bellator 297
Chicago, em Illinois (EUA)
Sexta-feira, 16 de junho de 2023
Card principal
Peso-meio pesado: Vadim Nemkov x Yoel Romero
Peso-galo: Sergio Pettis x Patrício Pitbull
Peso-meio pesado: Corey Anderson x Phil Davis
Peso-pesado: Daniel James x Gökhan Saricam
Card preliminar
Peso-meio médio: Kyle Crutchmer x Bobby Nash
Peso-leve: Gadzhi Rabadanov x Pieter Buist
Peso-meio médio: Jaleel Willis x Ramazan Kuramagomedov
Peso-meio pesado: Karl Moore x Alex Polizzi
Peso-pesado: Wladmir Gouvea x Gabriel Sayeg
Peso-leve: Archie Colgan x Emmanuel Sanchez
Peso-leve: Mike Hamel x Shamil Nikaev
Peso-médio: Norbert Növényi Jr. x Kamil Oniszczuk
Peso-pena: Timur Khizriev x Richie Smullen
Peso-médio: Jordan Newman x Matthew Perry
Peso-pena: Cody Law x Edwin Chavez