Boxe: lutador sul-africano morre dois dias após ficar ‘desorientado’ em duelo valendo cinturão; confira

Com apenas 24 anos, lutador de Boxe Simiso Buthelezi chegou a ficar em coma induzido após sofrer uma lesão cerebral; saiba mais

Boxe: lutador sul-africano morre dois dias após ficar ‘desorientado’ em duelo valendo cinturão; confira

Com apenas 24 anos, lutador sul-africano de Boxe faleceu na última terça-feira (Foto: Reprodução)

O mundo do Boxe e dos esportes de combate em geral está de luto nesta quarta-feira (8). Após promover uma cena assustadora durante a luta de Boxe que fez no último domingo (5), na África do Sul, contra Siphesihle Mntungwa, o atleta Simiso Buthelezi, de apenas 24 anos, faleceu após lesões sofridas no combate em questão. Em comunicado, a “Boxing South Africa” anunciou que Buthelezi morreu na última terça-feira (7) devido a uma lesão cerebral que resultou em uma hemorragia interna.

Simiso Buthelezi, que estava invicto e disputava o cinturão dos leves da WBF da África contra Siphesihle Mntungwa, começou a colocar golpes em um ponto vazio do ringue – o adversário estava do lado oposto. O gesto forçou o árbitro a interromper imediatamente o confronto. O fato aconteceu no décimo round, após os dois lutadores trocarem golpes e Mntungwa sair do ringue. Foi então que Simiso apareceu de forma atordoada, quando o árbitro reiniciou o confronto. O lutador de Boxe estava internado na cidade de Durban, na África do Sul.

Ao perceber que Buthelezi estava claramente “desorientado” e de costas, Mntungwa evitou aplicar golpes e o árbitro central optou por encerrar a luta. As imagens do momento chocante foram registradas em vídeo e viralizaram na internet. No entanto, ainda não se sabe em que ocasião o atleta de Boxe sul-africano sofreu a lesão cerebral que levou à sua morte, tendo em vista que ele não recebeu nenhum golpe forte na cabeça. De acordo com o seu treinador, Siphesihle Mntungwa não apresentava nenhuma complicação de saúde antes do confronto do último domingo.

“É com uma grande tristeza que a Federação de Boxe da África do Sul e a familia Butheleza anunciam a morte do Sr. Simiso Buthelezi, na noite da última terça-feira (7). No dia 5 de junho, Buthelezi participou de um torneio de Boxe promovido pela Starline Boxing Promotions, em Durban.

Perto do final da luta, Buthelezi desmaiou e foi levado para um hospital e foi detectada uma lesão no cérebro, que resultou em uma hemorragia interna. No hospital, o lutador recebeu o melhor tratamento possível, mas acabou por não resistir à lesão. A Federação do Boxe da África do Sul vai conduzir uma investigação médica independente em relação a lesão e irá tornar público os resultados da investigação.

A familia de Buthelezi e a Federação da África do Sul agradecem as palavras de consolo do ministério dos esportes, artes e cultura”, diz a nota oficial publicada Boxing South Africa (BSA) e a família do lutador.

Vale ressaltar ainda que Simiso Buthelezi estava em coma induzido desde o último domingo (5). Antes da disputa de cinturão peso-leve africano da WBF (Federação Mundial de Boxe), o atleta de apenas 24 anos estava invicto na modalidade.

Com apenas 24 anos, lutador sul-africano de Boxe faleceu na última terça-feira (Foto: Reprodução)

Com apenas 24 anos, lutador sul-africano de Boxe faleceu na última terça-feira (Foto: Reprodução)

Para conferir mais notícias sobre Boxe, clique aqui