Brasileiro dispara contra Jon Jones e cita legado: ‘Não pode ser o melhor de todos os tempos’

Aos 37 anos, Jon Jones teve sua aposentadoria anunciada oficialmente por Dana White; confira mais detalhes

Brasileiro dispara contra Jon Jones e cita legado: ‘Não pode ser o melhor de todos os tempos’

Aos 37 anos, Jon Jones teve sua aposentadoria anunciada oficialmente por Dana White (Foto: Reprodução/YouTube)

Chegou ao fim uma das trajetórias mais dominantes da história do MMA. Após o UFC Baku, realizado no último sábado (21), o presidente do UFC, Dana White, confirmou oficialmente a aposentadoria de Jon Jones. Aos 37 anos, o ex-campeão das divisões meio-pesado e agora peso-pesado encerra sua carreira e, com isso, o britânico Tom Aspinall – até então detentor do título interino – é elevado à condição de campeão linear da divisão até 120kg.

Entre no grupo grátis de tips da Tatame e venha forrar com a tropa, clique AQUI

A confirmação encerra uma novela que se arrastava desde março de 2023, quando Jon Jones finalizou Ciryl Gane e se tornou campeão dos pesados. Desde então, o norte-americano fez apenas mais um duelo, em novembro do ano passado, quando derrotou Stipe Miocic na luta principal do UFC 309.

Enquanto isso, o UFC optou por instaurar um cinturão interino na categoria. Tom Aspinall conquistou o título em novembro de 2023, ao nocautear Sergei Pavlovich, e posteriormente defendeu o posto ao derrotar Curtis Blaydes, consolidando seu nome como o principal desafiante legítimo. A comunidade do MMA pressionava por um duelo de unificação entre Aspinall e Jones, mas o veterano demonstrou pouco interesse em enfrentar o britânico, chegando a minimizar publicamente sua relevância como oponente.

O anúncio da aposentadoria de Jon Jones repercutiu rapidamente nas redes sociais e diversos fãs, especialistas e até mesmo lutadores opinaram sobre a notícia. Atleta da divisão peso-leve do UFC, Renato Moicano divulgou um vídeo em seu canal no YouTube e não poupou críticas à decisão tomada por “Bones”, afirmando que a aposentadoria mancha o legado do norte-americano e que Jones “fugiu” da luta contra Tom Aspinall.

“É uma vergonha o que o Jon Jones fez no final da carreira dele. Eu não pensava que ele poderia jogar a carreira dele na lama, mas ele jogou. Simplesmente a última vitória dele tem dois anos (ainda vai completar um ano), para um cara (Stipe Miocic) que, literalmente, era bombeiro, aposentado, eu nem lembro quantos anos tinha o Miocic. O fato é que estava a polêmica se o Jon Jones ia lutar ou não contra o Aspinall”, disse Moicano, que seguiu:

‘Muitas provocações das duas partes, o Aspinall várias vezes fazendo vídeos zoando o Jon Jones, e agora o Dana White disse que o Jones simplesmente ligou e disse que está aposentado. Na minha visão, ele jogou o legado dele fora. Esperou o Ngannou sair do UFC, depois lutou contra o Ciryl Gane, depois o Miocic e agora ficou um tempão sentado, esperando com o cinturão, dizendo que iria lutar… Agora liga para o UFC e diz que se aposentou. Na minha opinião, ele mancha, sim, a carreira dele como melhor de todos os tempos. Ele se aposentou com medo do Aspinall”, finalizou.

Para conferir mais notícias sobre Jon Jones no UFC, clique aqui