Brasileiros são eliminados em Paris 2024 e encerram participação do Brasil no Taekwondo
Os lutadores acabaram eliminados e não conseguiram subir ao pódio nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Henrique Marques chegou a vencer uma luta em Paris 2024 (Foto: Miriam Jeske/COB)
O Taekwondo brasileiro encerrou, nesta sexta-feira (9), sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após a medalha de bronze de Edival Pontes, na quinta-feira (8) anterior, foi a vez de Henrique Marques e Caroline Gomes entrarem em cena. No entanto, os lutadores acabaram eliminados e não conseguiram subir ao pódio.
Henrique venceu sua primeira luta, mas foi superado pelo coreano Geonwoo Seo nas quartas de final. Já Caroline perdeu na estreia para a tailandesa Sasikarn Tongchan. Os dois torciam pela chegada de seus algozes à final para continuarem vivos na competição e terem chances de lutarem pelo bronze, mas eles acabaram ficando pelo caminho.
Na primeira rodada, Henrique Marques, da categoria até 80kg, alcançou uma bela vitória contra o vice-campeão olímpico em Tóquio 2020, Saleh Elsharabaty, da Jordânia. O brasileiro venceu a luta no segundo round com um golpe que jogou o adversário para fora da área de competição, levando-o a uma punição de cinco pontos. Nas quartas de final, contra o coreano Geonwoo Seo, cabeça de chave número quatro da competição, Henrique fez um combate bastante acirrado, decidido nos detalhes. O coreano venceu por 2 a 0, com 4 a 3 no primeiro round e 2 a 1 no segundo em Paris 2024.
Já Caroline Gomes, da categoria até 67kg, estreou contra a tailandesa Sasikarn Tongchan. Depois de perder o primeiro round por 5 a 4, ela buscou uma recuperação no segundo, mas acabou tomando um golpe nos segundos finais, que valeu cinco pontos para a adversária. No fim, o placar ficou em 7 a 6 para a asiática. Mais tarde, Togchan foi derrotada pela sérvia Aleksandra Perisic, nas quartas, tirando a chance de Carol disputar a repescagem em Paris 2024.