Tem como ‘burlar’ a USADA? Lutador do UFC traz detalhes e diz: ‘Muitos lutadores fazem isso’

Atleta peso-galo do UFC, Marlon Vera que muitos lutadores fazem uso de esteroides e existem "brechas" para burlar o sistema da USADA; confira

Tem como ‘burlar’ a USADA? Lutador do UFC traz detalhes e diz: ‘Muitos lutadores fazem isso’

Atleta peso-galo do UFC, Marlon Vera revelou que existem brechas para 'burlar' a USADA (Foto: Divulgação/UFC)

Iniciada no ano de 2015, o vínculo entre UFC e USADA (Agência Antidoping dos EUA) trouxe o surgimento do programa antidoping da franquia presidida por Dana White. Depois de muitos anos, em que diversos lutadores foram flagrados e punidos por uso de substâncias ilegais, uma parcela ou outra de atletas ainda não acredita no sucesso do trabalho realizado pelo órgão, que visa combater o utilização de drogas ilegais para a melhora do desempenho esportivo.

Sexto colocado no ranking peso-galo do UFC, Marlon Vera participou recentemente do podcast “Bradley Martin’s Raw Talk” e questionou o trabalho realizado pela USADA, dando a entender que o cronograma de testes feito pela agência tem “brechas” para que lutadores da organização “burlem” o sistema. O atleta equatoriano disse que um lutador precisa de cerca de R$ 100 mil, além de ter consigo um bom médico especialista no assunto para fazer uso de substâncias proibidas sem ser flagrado pela USADA nos exames antidoping.

“Covardes que trapaceiam para ganhar torneios e melhorar (a performance) com drogas. Quando as pessoas trapaceiam, elas usam drogas para ficarem mais rápidas. Estou falando em competições. Se você quiser ser um cara bombado, seja um cara grande, tudo bem. Mas para luta, especificamente, é f***. Eu acho que tem muitas pessoas tomando isso (PEDs – performance-enhancing drugs), como esteroides, porque é fácil vencer a USADA. Você precisa de tipo 20 mil (dólares), ligar para um bom médico e ‘boom’”, detalhou Marlon Vera, que prosseguiu.

“Um bom médico vai te dar bons produtos. Ele vai dizer a você como ficar limpo (depois de usar as drogas – substâncias proibidas). A USADA só chega (para testar os atletas) entre 6 da e 6 da tarde. Eu adoraria se a USADA batesse na sua porta às 4 da manhã, 10 da noite – de forma aleatória, porque eles têm essa janela (de testes). Então, eu posso ir para uma p*** de uma montanha no Equador e dizer a eles que estou caçando. Eu vou usar EPO e essas m***. Quando eu voltar, não vai ter nada em mim. Eu prefiro morrer do que trapacear”, finalizou o lutador do UFC.

Marlon Vera, que já foi flagrado em exame antidoping da USADA no passado, está atualmente com 30 anos e contabiliza 23 vitórias, oito derrotas e um empate em seu cartel no MMA profissional. Cotado como um possível desafiante ao cinturão peso-galo do UFC, que atualmente pertence a Sean O’Malley, o equatoriano vem de triunfo sobre o brasileiro Pedro Munhoz, em agosto, na decisão unânime dos jurados.

Atleta peso-galo do UFC, Marlon Vera revelou que existem brechas para 'burlar' a USADA (Foto: Divulgação/UFC)

Atleta peso-galo do UFC, Marlon Vera revelou que existem brechas para ‘burlar’ a USADA (Foto: Divulgação/UFC)

Para mais notícias sobre o UFC, clique aqui