Campeão de tudo, Cobrinha celebra feito inédito no Jiu-Jitsu: ‘Dever foi cumprido’

Campeão de tudo, Cobrinha celebra feito inédito no Jiu-Jitsu: ‘Dever foi cumprido’

Por Diogo Santarém

Antes de 2017, Rubens Charles Cobrinha já era considerado um dos grandes nomes da história do Jiu-Jitsu. Porém, este ano, o faixa-preta cravou seu nome ainda mais no seleto grupo. Aos 37 anos, Cobrinha foi o primeiro lutador da história a conquistar o Grand Slam da IBJJF (títulos no Europeu, Pan, Mundial e Brasileiro) e o ADCC na mesma temporada.

Em entrevista à TATAME, o faixa-preta da Alliance falou sobre o seu momento especial e o feito inédito na arte suave. Para Cobrinha, tudo é fruto de muito trabalho e planejamento.

“Eu conquistei todos os eventos que eu disputei esse ano, e a sensação é de realização, de dever cumprido. Quando eu me propus, em novembro do ano passado, a participar de todas as principais competições de Jiu-Jitsu, sabia que seria difícil. Em função dos ciclos de treinos, eu teria que planejar tudo com precisão para estar no auge da minha capacidade em cada uma das competições, o que praticamente não me deu período de repouso. Porém, por sorte eu tenho o suporte de uma equipe que me dá subsídios técnicos, emocionais e psicológicos, fundamentais para a minha conquista”, garantiu o lutador.

Ainda sobre os seus títulos, Cobrinha ficou em cima do muro ao apontar qual foi o mais especial, entretanto, fez questão de ressaltar a importância do “conjunto da obra”.

“Individualmente eu não sei apontar (qual foi o mais importante). Cada um deles teve um ponto, uma determinada situação que o fez especial. Seja por lutar ao lado dos meus companheiros de equipe, seja por rever amigos, vê-los lutar, ver surgir uma nova e brilhante geração de lutadores, ter a torcida da minha família, por ver meu filho lutar e ganhar na mesma competição… Todos os títulos foram especiais. E eles em conjunto, mais que especiais, já que ninguém nunca conquistou isso, apenas o Rubens Charles Maciel, vulgo Cobrinha (risos)”, comemorou o faixa-preta, antes de encerrar sobre o seu feito.

“Esse é o maior feito da minha carreira e também e um feito inédito no Jiu-Jitsu. Eu fui o primeiro atleta a fazer história ganhando o ‘Super Grand Slam’. Mas como eu disse, este feito não é só meu, sem a minha equipe, minha família, meus amigos, fãs, toda a torcida e até o grande desempenho dos meus adversários, isso não seria possível”, finalizou.