Campeão mundial no Jiu-Jitsu, Roberto Facada relembra trajetória e aprendizados com Anderson Silva e irmãos Nogueira

Publicidade

Oriundo da luta em pé, onde contabilizou títulos no Kickboxing e também no Sanda, Roberto Neves, popularmente conhecido como “Facada”, vem se destacando também no Jiu-Jitsu. Recentemente, o lutador de 38 anos deu show e, lutando como faixa-roxa, sagrou-se campeão do Mundial Master da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), um dos principais torneios do calendário esportivo da arte suave. Ao todo, o experiente atleta realizou cinco lutas até subir ao lugar mais alto do pódio, em seu primeiro campeonato de quimono.

“Sinceramente, eu não imaginava que chegaria tão longe na competição. Trata-se de um dos maiores torneios de Jiu-Jitsu do mundo, tem muito atleta qualificado competindo nessa competição. Meu treinador Thiago Domingues e meu amigo e companheiro de treino Fábio que me incentivaram e disseram que eu tinha chances de ser campeão, e por isso aceitei o desafio e participei desse Mundial Master. Eu fiquei muito feliz, pois jamais achei seria campeão mundial pela IBJJF, justamente porque eu vim da trocação”, disse.

Adquirindo cada vez mais habilidades e feitos dentro do Jiu-Jitsu, Roberto “Facada” tem como uma das suas grandes credenciais nas artes marciais a carreira no MMA, onde contabilizou 10 vitórias (sendo quatro delas por nocaute). Ao listar momentos marcantes ao longo da sua trajetória, o brasileiro destacou o duelo diante de Valdir Araújo, em 2016, pelo evento FFC 24, onde saiu vencedor ainda no primeiro round após nocautear o adversário com um chute impressionante.

“Existem várias lutas marcantes e especiais ao longo da minha carreira, mas o que mais marcou foi uma luta que eu aceitei com apenas 15 dias de antecedência em Daytona Beach (EUA). Era um adversário muito duro e com o peso acima, mas eu estava precisando lutar. Lembro que eu era a zebra do evento, mas no começo da luta eu acabei acertando uma canelada na cabeça do adversário, levando-o a nocaute. Esse nocaute foi eleito o quarto maior do ano de 2016”.

Por conta da sua habilidade na luta em pé, o lutador sempre esteve próximo de grandes nomes do MMA, como Anderson Silva, Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, entre outros. Roberto, então, falou dessa época de ouro na Team Nogueira e disse quais foram os aprendizados adquiridos com o “Spider” e também com os irmãos Nogueira, como conta a seguir.

“Posso dizer que eu aprendi muitas coisas com o Anderson Silva ao longo desse tempo que tive a honra de ser sparring dele. Um dos maiores aprendizados foi levar a sério o MMA, treinar sério e me preparar bem para entrar no octógono. Na Team Nogueira, eu tive a oportunidade de treinar ao lado de atletas renomados e sinistros, só casca-grossa. Ao longo do período por lá, tive a felicidade e a chance de ajudar os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Monotouro em algumas lutas. Sou muito fã desses dois”, disse Roberto, que por fim, disse quais são os seus próximos planos profissionais.

“Nessa última semana, eu fechei um contrato com uma agência de gestão de carreira para atletas, a Teamgoat Management. Ela tem parceria com a Team Nogueira e isso me colocará de volta no cenário do MMA, se Deus quiser. Estou sem lutar há um ano e meio por conta de dificuldades para conseguir um adversário, mas sinto que agora isso vai mudar. Além disso, eu pretendo continuar no Jiu-Jitsu e também vou me preparar para o Pan-Americano, que será no começo do próximo ano, e focar no próximo Mundial. Diante disso, eu gostaria de agradecer primeiramente a Deus por me proporcionar momentos maravilhosos em minha vida, minha equipe De la Riva Orlando, meu professor Thiago Domingues(Batatinha), a Ace MMA e principalmente minha esposa e meus filhos, que mesmo longe, sempre me dão apoio e estão torcendo por mim. Saudades, família, amo vocês”.

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidadespot_img