Campeonato Brasileiro de Arte Sambo vai reunir trocação e finalizações no Arnold South America 2022

Campeonato Brasileiro de Arte Sambo vai reunir trocação e finalizações no Arnold South America 2022

Faltando dez dias para o Arnold South America 2022, mais uma modalidade de luta, o Sambo, está confirmada no maior evento multiesportivo da América do Sul. Sob organização da CBAS, o Campeonato Brasileiro de Arte Sambo irá acontecer no dia 30 de abril, das 10h às 20h, reunindo o melhor da trocação e finalizações em um só torneio. As inscrições seguem abertas (confira).

Já o Arnold South America, que reúne exposições, congressos e competições nos segmentos de nutrição esportiva, equipamentos, lutas, fitness e qualidade de vida, está marcado entre os dias 29 de abril e 1º de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Sambo já é tradição no Arnold South America (Foto arquivo pessoal)

Sambo já é tradição no Arnold South America (Foto arquivo pessoal)

Servindo como seletiva para o Pan Americano de 2022, o Campeonato Brasileiro de Arte Sambo deve contar com o número entre 50 e 80 competidores, de acordo com a organização. Serão disputadas todas as categorias do masculino e feminino adulto, podendo ainda haver lutas kids, cadete e master. Referência no esporte e presidente da Confederação Brasileira da Arte Sambo (CBAS), Carlos Maia, o Jimmy, projetou a competição:

“Estamos esperando até 80 atletas, porque faremos deste torneio uma seletiva para o Campeonato Pan Americano, então todos os estados estão levando suas equipes principais de olho nas vagas. Por esse alto nível, os fãs com certeza podem esperar um show dos atletas. Para quem gosta de quedas e finalizações, o Sambo é recheado, e também de trocação. Você vê ali cerca de cinco artes dentro de uma só”, contou Jimmy.

Vale lembrar ainda que o Campeonato Brasileiro de Arte Sambo vai ser dividido em dois estilos: esportivo e combat, explicados com detalhes pelo presidente da CBAS: “O combat é mais parecido com o MMA, onde os atletas podem dar socos, chutes, joelhadas, cabeçadas, estrangulamentos, chaves e imobilizações. Já no Sambo esportivo só vale quedas, imobilização, chave de braço e chave de perna, não podendo aplicar golpes contundentes”.

Por fim, Jimmy celebrou o crescimento do Sambo no Brasil, principalmente através do Instagram da CBAS (veja aqui), e garantiu que “a preparação está indo muito bem e a expectativa é a melhor possível” para o Campeonato Brasileiro de Arte Sambo 2022.

O esporte, vale relembrar, nasceu na Rússia a partir da necessidade de aparelhar técnicas de combate com as forças armadas soviéticas. É uma arte marcial híbrida que já existia muito antes do MMA e possui quase todos os movimentos se que possa imaginar, englobando: punhos, cotovelos, joelhos, pernas, quedas, projeções, raspagens, estrangulamentos, chaves e todos os tipos de submissões.

Para saber mais, acompanhe o Campeonato Brasileiro de Arte Sambo