Cara de Sapato triunfa e garante vaga em final dos meio-pesados da PFL; Mutante se lesiona
* Sabemos que muitos pais necessitam trabalhar para manter suas famílias. Não é fácil para ninguém sustentar seus filhos em condições confortáveis, sabendo que as necessidades básicas, como alimentação, saúde e lazer são essenciais para que a criança cresça saudável, e mesmo assim, são inúmeras as dificuldades que os pais têm enfrentado para manter o mínimo de conforto aos seus filhos. Por outro lado, temos famílias com maior poder aquisitivo, onde as crianças possuem tudo que elas precisam, possibilitando condições necessárias para manter seus filhos em boas escolas, cursos extras, alimentação saudável e uma variedade de opções de passeios, que ajudam muito a criança culturalmente. Mas depois de tentar entender as condições financeiras dessas famílias, por que muitas pessoas associam crianças mimadas com excesso ou falta de alguma coisa? Será que a culpa é dos pais? Sabe aquela frase: “a educação vem do berço”? Pois a criança deve ser educada desde bebê, porque os valores ensinados pelas famílias são fundamentais. Muitos pais querem compensar a falta de atenção que eles não conseguem dar aos seus filhos, por diversos motivos, comprando presentes, dando tudo que a criança pede, muitas vezes sem necessidade, e acabam estimulando o filho de forma errada, contribuindo para que a criança se torne “mimada”, e isso influencia na vida adulta. A criança está acostumada a ter tudo que quer com seus pais, aí um belo dia, os pais resolvem matricular seu filho em uma atividade física, por exemplo, uma modalidade voltada às artes marciais, e essa criança inicia o treino apresentando os seguintes comportamentos listados abaixo:
- Uma criança mimada nunca se mostra satisfeita com o que tem;
- Recusam-se fazer pequenos exercícios físicos;
- Tentam controlar o professor e colegas, pois espera que ambos lhe obedeçam;
- Envergonha com frequência os pais em público, não têm limites;
- Não gosta de partilhar. Até 4 anos, as crianças têm dificuldades de dividir seus brinquedos, mas a partir desta idade, já pode ser considerada uma criança mimada;
- Os pais têm de implorar para que cumpra uma tarefa até o final, ou tem por hábito ignorar uma ordem. Nas atividades físicas, acontece o mesmo. Cabe ao professor dar limites e explicar para essa criança que toda ação tem suas consequências e que esse comportamento irá trazer prejuízos futuros. Quando os pais e os professores derem uma ordem baseado em uma explicação, a criança deve obedecer.

A aguardada final entre brasileiros nos meio-pesados da PFL MMA não vai acontecer. Nas semifinais disputadas na noite de sexta-feira (27), Antônio Cara de Sapato conseguiu superar o argentino Emiliano Sordi, mas Cezar Mutante sofreu uma lesão – nos primeiros instantes da luta – e acabou sendo eliminado. Marthin Hamlet ficou com a vaga. O evento em Fort Lauderdale (EUA) também definiu a final do peso-pena.
Cara de Sapato vence e Mutante se lesiona
Para chegar à final e se manter vivo na busca pelo prêmio de US$ 1 milhão, Cara de Sapato precisava superar o campeão da última temporada da PFL. O argentino Sordi deu trabalho para o brasileiro com o seu qualificado jogo na luta em pé, mas com a estratégia bem montada e executada durante os três assaltos, além de quedas preciosas para pontuar nos rounds, o paraibano garantiu a vitória por decisão unânime.
Na outra chave, Mutante aplicou um chute com a perna esquerda na linha de cintura de Hamlet, mas imediatamente sentiu uma fisgada na coxa direita e caiu no chão com bastante dor. O adversário ainda conferiu mais alguns golpes até a interrupção do árbitro com apenas 13 segundos. O brasileiro precisou deixar o cage de maca. Desta forma, o ex-lutador do UFC está eliminado e o Marthin ficou com o triunfo.

Cezar Mutante precisou deixar o cage de maca após a lesão (Foto: Divulgação/PFL)
Final do peso-pena definida na PFL
O cinturão e o prêmio de US$ 1 milhão na categoria dos penas já tem os seus dois candidatos. Chris Wade bateu o compatriota Bubba Jenkins após três rounds e levou a melhor na decisão unânime. Já o russo Movlid Khaybulaev fez uma luta apertada contra o inglês Brendan Loughnane e venceu por decisão dividida.
Sheymon Moraes brilha no card preliminar
O card preliminar contou com lutas casadas, mas que não interferiram nos playoffs da PFL. O brasileiro Sheymon Moraes venceu Lazar Stojadinovic após uma excelente combinação de golpes. Primeiro aplicou um chute na costela, seguido por uma joelhada na linha de cintura e, por fim, um forte cruzado de direita. Quem também se destacou foi Brandon Jenkin que acertou uma joelhada voadora em Jacob Kilburn.
Ver essa foto no Instagram
CONFIRA OS RESULTADOS:
PFL 2021 #9
Fort Lauderdale, na Flórida (EUA)
Sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Card principal
Movlid Khaybulaev derrotou Brendan Loughnane por decisão dividida dos jurados
Chris Wade derrotou Bubba Jenkins por decisão unânime dos jurados
Antônio Cara de Sapato derrotou Emiliano Sordi por decisão unânime dos jurados
Marthin Hamlet derrotou Cezar Mutante por nocaute técnico (interrupção médica) no 1R
Card preliminar
Sheymon Moraes derrotou Lazar Sojadinovic por nocaute técnico no 2R
Chris Camozzi derrotou Cory Hendricks por decisão unânime dos jurados
Anthony Dizy derrotou Jesse Stirn por decisão unânime dos jurados
Bobby Moffett derrotou Jason Knight por decisão unânime dos jurados
Alejandro Flores derrotou Carl Deaton por decisão dividida dos jurados
Brandon Jenkins derrotou Jacob Kilburn por nocaute no 1R