Cassinos online e o patrocínio de torneios de esportes de combate no Brasil

Esportes de combate como MMA, Boxe ou Jiu-Jitsu marcam presença nos dias dos brasileiros e impactam suas escolhas e sua cultura. Muitas marcas aproveitam esse fenômeno para patrocinarem os eventos e chegarem mais facilmente a seus públicos. Entenda como neste artigo.
Ainda que o Futebol continue sendo o esporte mais amado dos torcedores brasileiros, os esportes de combate estão interessando a cada vez mais pessoas, gerando um grupo interessante de fãs da modalidade no Brasil.
As lutas, principalmente por conta de modalidades como o Jiu-Jitsu, as artes marciais mistas (MMA) ou o Boxe, geram hoje muito interesse.
Como sabemos, outro dos interesses em crescimento no país é pelos cassinos online, sendo que muitos deles – além de terem caça-níqueis temáticos de esportes de combate – acabam apresentando também uma seção de apostas esportivas dedicada às modalidades de luta, o que os relaciona de modo quase direto com esse tipo de esporte. Muito mais do que investirem nas apostas nos crash games (modalidade que marca presença em alguns dos melhores sites desse tipo, como podemos ver com a avaliação Vera e John Casino) ou na promoção por via de anúncios nas várias redes, as marcas de cassino estão tentando se visibilizar ao apresentarem suas marcas como parceiras de times e eventos esportivos brasileiros em várias modalidades.
Os principais esportes de combate no Brasil
As artes marciais e jogos de combate apelam aos brasileiros e, em destaque, se encontram, entre outras, o Boxe, o MMA e o Jiu-Jitsu.
O Jiu-Jitsu tem um grupo cada vez maior de fãs, sendo que os brasileiros se rendem à prática e tentam aprendê-la com os mestres que desenvolvem a modalidade em território nacional, seguindo os eventos nacionais e internacionais com interesse. Com o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF cada vez maior, a modalidade acaba se tornando muito interessante para os torcedores nacionais e estrangeiros.
O MMA se celebrizou por conta do sucesso e do rendimento de ex-lutadores brasileiros como Anderson Silva (que chegou a ser patrocinado pela Nike, Bozzano, Burger King e Corinthians e que é um conhecido frequentador de espaços de jogos de azar) ou José Aldo (que se aliou aos embaixadores da marca 1xBet).
Por fim, o Boxe é também uma referência que marca a cultura do Brasil, sendo que a prática da modalidade acaba pontuando até as narrativas de ficção televisionadas.
Parcerias e patrocínios de cassinos online
O marketing dos cassinos constitui, atualmente, um subsegmento do marketing e existe uma razão clara para isso: o investimento em várias frentes. Além dos anúncios, do marketing de afiliados e das várias estratégias internas para cativação e fidelização de usuários, essas marcas também patrocinam várias competições, times e atletas brasileiros, colocando seu nome em destaque em diversas modalidades.
No Brasil, quase todos os times da Série A do Brasileirão contam com patrocinadores desse tipo e, a pouco e pouco, as parcerias vão se alargando a outros mercados, incluindo os esportes de combate.
No momento, as parcerias com lutadores são as principais, servindo de exemplo o contato de antigos e atuais lutadores de MMA como Wanderley Silva, Fabrício Werdum e Lyoto Machida com marcas de apostas esportivas.
Com várias competições destacadas no mundo das lutas brasileiro, incluindo o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ, o Brasileirão de Muay Thai, a Copa do Brasil de Judô ou o UFC, entre outras, se espera que o futuro traga ainda mais parcerias entre eventos, lutadores e marcas de operadores de apostas e jogos de azar.