CBMMAD é lançada com grande evento e presença de personalidades: ‘Um sonho que virou realidade’

Publicidade

Sob a liderança de Rogério Minotouro e Carlão Barreto, foi lançada no último sábado (30), no Parque Olímpico do Rio – situado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro -, a Confederação Brasileira de MMA Desportiva (CBMMAD), que vê o MMA amador como ferramenta de grande importância para a evolução da modalidade dentro do nosso país.

O evento contou com a presença de diversas personalidades do mundo da luta e também com autoridades que vão auxiliar no crescimento da organização como um todo. Além disso, a cerimônia teve palestras, seminários e um “aulão” de MMA Social, comandado pela lutadora do UFC Amanda Ribas e com a presença de alunos do “Faixa-preta de Jesus”.

Presidente da CBMMAD, Rogério Minotouro mostrou bastante otimismo com a criação da Confederação. Em entrevista à TATAME, o lutador meio-pesado do Ultimate contou a importância que o órgão terá para a formação de novos atletas no Brasil, com foco no MMA amador, e a expectativa para o desenvolvimento de bons cidadãos através do esporte.

“A expectativa é a melhor possível. A gente conseguiu fazer um evento de lançamento, trazer muitos parceiros de grandes federações que já são existentes, pessoas que fazem pelo esporte, que tem o mesmo sonho e objetivo da gente, que é ajudar o atleta iniciante, principalmente o atleta do MMA amador. Vemos muita gente boa desistindo no início da carreira ou até no meio do caminho por falta de base e apoio. Chega em um evento grande e sente dificuldades por não ter uma base formada nos esportes, como o Jiu-Jitsu e até no próprio MMA amador. Hoje, o MMA amador está presente em países como Estados Unidos, Rússia, México, e até Itália e Nova Zelândia tem representantes em Mundiais da modalidade, mas o Brasil não leva quase ninguém porque não tem estrutura. Na verdade não tinha, né? Hoje nós queremos estruturar isso, trazer competições para esses atletas. Nossa missão é trazer condições para eles, temos que nos colocar no lugar deles. Vamos focar no atleta iniciante, na parte educacional, social e também a de alto rendimento, que são as competições. Estamos muito empolgados com esse novo projeto”, disse Minotouro.

minotourocbmmad
Rogério Minotouro, presidente da CBMMAD, falou sobre a expectativa com a criação do órgão (Foto Marcos Castro)

Vice-presidente da CBMMAD, Carlão Barreto tem experiência de sobra para assumir um cargo de tamanha importância. Seguindo a mesma linha de Minotouro, ele exaltou que a organização tem a meta de formar pessoas não só para o esporte, mas para a vida.

“Trata-se de um trabalho que já está sendo feito há dois anos, onde estamos estudando, trabalhando, e agora, sim, a gente conseguiu transformar esse sonho em realidade. Sabemos que o MMA é um esporte que começou em uma pirâmide inversa, onde o profissional era o alvo almejado, o lutador saía de suas raízes e já era ‘jogado’ ao MMA profissional, mas agora com o amador a gente vai criar esse alicerce, fechar essa lacuna e, com certeza, novos talentos serão descobertos, e mesmo que não tenhamos campeões, teremos cidadãos melhores, porque nossos pilares envolvem não só o alto rendimento, mas a parte educacional, que é muito importante. Capacitar profissionais para que eles possam, cada vez mais, trabalhar em prol do esporte”, projetou Carlão, que falou também sobre os próximos passos da recém-criada CBMMAD no meio das artes marciais mistas.

“Agora nós vamos desenvolver um curso de arbitragem, formar e capacitar novos árbitros, porque o MMA amador tem uma regra diferenciada. Também faremos alguns campeonatos, como o Circuito Brasileiro de MMA Desportivo, que será realizado em alguns lugares do Brasil, com etapas para que, no final, a gente tenha um grande campeão nesse circuito, com um ranking bem feito, onde a meritocracia vai valer. Aquele que ganhar dentro do cage é que vai conquistar o grande cinturão de campeão brasileiro de MMA amador”, disse.

carlaocbmmad
Carlão Barreto seguiu a mesma linha de Minotouro ao falar de suas projeções para a CBMMAD (Foto Marcos Castro)
Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade