Charles do Bronx se pronuncia após falha em pesagem e perda do cinturão: ‘Nunca vou entender’

Após falhar em pesagem oficial e perder o cinturão peso-leve do UFC, Charles do Bronx se pronuncia e explica bastidores do caso; assista

Charles do Bronx se pronuncia após falha em pesagem e perda do cinturão: ‘Nunca vou entender’

Charles do Bronx se pronunciou após falhar em pesagem e perder cinturão peso-leve do UFC (Foto: Reprodução/UFC)

A comunidade do MMA recebeu com extrema surpresa a notícia de que Charles do Bronx falhou na pesagem realizada na última sexta-feira (6) e que, por isso, não era mais o campeão peso-leve do UFC. Por conta do ocorrido, o brasileiro foi informado que, a partir do momento em que seu duelo contra Justin Gaethje iniciar, o título da categoria se tornará vago. O confronto será o main event do UFC 274, que acontece neste sábado (7), em Phoenix, no Arizona (EUA).

Por ter falhado na pesagem, Charles do Bronx, além de ficar sem o título, não vai garantir o cinturão nem em caso de vitória contra Justin Gaethje. Caso vença o americano, o faixa-preta de Jiu-Jitsu vai se tornar, automaticamente, o desafiante número 1 pelo título da divisão. Já para Gaethje, basta o triunfo sobre Charles para ser coroado como novo campeão dos leves do UFC.

Diante de todo ocorrido, Charles do Bronx ainda busca explicações para o caso. O brasileiro e sua equipe, a princípio, não teriam sido notificados sobre o problema de calibragem na balança digital de conferência do UFC, usada como referência por eles. Por conta disso, Do Bronx se surpreendeu ao, na manhã da última sexta-feira, se pesar e ver um peso bem mais alto na balança que foi recalibrada. Vale ressaltar que o brasileiro falhou na pesagem por exceder em 226g o peso limite estabelecido para a divisão dos leves em disputas de título.

“Eu bati o peso na quinta-feira, subi para o quarto, não comi nada, não bebi nada. Se vocês não acreditam, vou jurar pela coisa mais importante da minha vida, que é minha filha. Bati o peso na balança do UFC. Viemos na sexta-feira para a pesagem de novo e deu 1kg acima. Falei: ‘isso é loucura, vocês estão loucos, como estou 1kg acima?’ Perco de 500g a 700g dormindo.

Mesmo assim, como campeão, voltamos para o quarto, vamos perder, mas não tinha o que perder, estou sentindo, estou no peso. A gente veio para a primeira pesagem e faltavam 300g. Todos os outros lutadores estavam reclamando que (a balança de conferência) estava acima e a comissão atlética já tinha avisado eles, e para nossa equipe, para mim, ninguém avisou”, contou Charles do Bronx em entrevista ao site “Combate”.

Após falhar em sua primeira tentativa na pesagem oficial, Charles do Bronx ganhou cerca de uma hora para tentar perder aproximadamente as 200g excedentes. No entanto, quando se apresentou para subir na balança pela segunda vez, o brasileiro viu que o mesmo valor foi marcado na balança.

“Continuei na guerra, subi de novo, faltavam 200g. Tirei a cueca, voltei (a pesar) e deu as mesmas 200g. Coisa que a gente nunca vai entender, mas ninguém entende Deus, essa é a realidade”, disse o brasileiro, que apesar da adversidade e da perda do cinturão, se mantém focado para vencer Justin Gaethje neste sábado.

“Nada mudou. Lógico que a gente ficou triste por 10 minutos, mas já voltamos. Estou pronto, vou levar ousadia e alegria para dentro do cage. Vou vencer esse cara, tenho muito mais armas”, concluiu Charles do Bronx.

Veja a entrevista de Charles do Bronx para a “TSN” abaixo:

CARD COMPLETO:

UFC 274
Phoenix, no Arizona (EUA)
Sábado, 07 de maio de 2022

Card principal (23h, horário de Brasília)
Peso-leve: Charles do Bronx x Justin Gaethje
Peso-palha: Rose Namajunas x Carla Esparza
Peso-leve: Michael Chandler x Tony Ferguson
Peso meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Peso-leve: Donald Cerrone x Joe Lauzon

Card preliminar (18h30, horário de Brasília)
Peso meio-médio: Randy Brown x Khaos Williams
Peso-pena: Macy Chiasson x Norma Dumont
Peso meio-médio: Francisco Massaranduba x Danny Roberts
Peso-mosca: Brandon Royval x Matt Schnell
Peso-pesado: Blagoy Ivanov x Marcos Pezão
Peso-meio-médio: André Fialho x Cameron VanCamp
Peso-mosca: Tracy Cortez x Melissa Gatto
Peso-mosca: Kleydson Rodrigues x CJ Vergara
Peso-palha: Ariane Sorriso x Lupita Godinez
Peso-galo: Journey Newson x Fernie Garcia

Para conferir mais notícias sobre Charles do Bronx, clique aqui