Confirmado em disputa de cinturão, Pantoja projeta trilogia contra Moreno: ‘Evoluí mais do que ele’

Luta acontecerá no co-main event do UFC 290, no dia 8 de julho, quando Alexandre Pantoja vai enfrentar Brandon Moreno pelo título peso-mosca

Confirmado em disputa de cinturão, Pantoja projeta trilogia contra Moreno: ‘Evoluí mais do que ele’

Brandon Moreno vai defender cinturão peso-mosca contra Alexandre Pantoja no co-main event do UFC 290 (Foto: Reprodução/UFC)

O brasileiro Alexandre Pantoja foi anunciado como o próximo desafiante ao cinturão peso-mosca (até 56,7 kg) do Ultimate. A luta contra Brandon Moreno, atual campeão da categoria, acontecerá no co-main event do UFC 290, marcado para o dia 8 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O combate principal do card será a luta que vale a unificação do títulos peso-pena da organização norte-americana, entre o campeão linear, o australiano Alexander Volkanovski, e o mexicano Yair Rodríguez, dono do título interino.

O carioca, que vem de três vitórias seguidas na organização, ocupa atualmente a segunda posição no Top 15 da categoria peso-mosca, além de ter sido escalado para ser o lutador reserva no UFC 283, quando Brandon Moreno venceu a tetralogia contra Deiveson Figueiredo, unificando o título da categoria, no Rio de Janeiro, no mês de janeiro.

Pantoja falou com exclusividade à TATAME, onde comentou sobre o resultado da disputa de cinturão. O brasileiro, que já enfrentou os dois lutadores declarou que viu Deiveson Figueiredo abaixo do que ele enfrentou em 2019, quando foi derrotado pelo paraense na decisão unânime: “Nessa última luta (entre Deiveson e Moreno), pode-se dizer que o Deiveson perdeu mais para o corte de peso dele. Não vi ele tão focado para a luta em si, e mais focado em bater o peso e ganhar a bolsa dele. Sei muito que ele queria ganhar, mas o Brandon Moreno estava muito pronto para essa luta também. Vi um Deiveson muito abatido, muito diferente do cara que eu que eu enfrentei”, resumiu.

Agora confirmado para lutar pelo cinturão peso-mosca, conforme já era sua expectativa, Alexandre Pantoja fará uma trilogia contra o atual campeão, Brandon Moreno. O carioca e o mexicano lutaram pela primeira vez no reality show “The Ultimate Fighter 24”, em 2016, onde o brasileiro saiu vencedor do duelo finalizando Moreno no segundo round. O combate, por se tratar de uma luta de exibição, não foi incluído no cartel profissional dos lutadores.

Entretanto, em 2018, com ambos já contratados pelo UFC, lutaram novamente, e mais uma vez, o brasileiro saiu vencedor do duelo, dessa vez por decisão unânime. Desde então, se passaram cerca de cinco anos, e Alexandre Pantoja reconheceu que o mexicano evoluiu muito desde então. Todavia, o brasileiro destacou que acredita que sua evolução tenha sido maior que a de seu rival.

“A nossa evolução foi muito nítida, tanto eu quanto ele, a gente sai de um show no TUF e agora está com a disputa aí de cinturão muito perto. Então, eu acho que teve uma evolução muito grande desde 2016. Muita gente fala muito do Brandon Moreno, como ele evoluiu, mas também esquece um pouco de olhar para o meu background, tudo que eu construí. Estou há cinco anos na American Top Team, que na minha visão, é a melhor academia do mundo. Sem sombra de dúvida, eu creio que, se contar na evolução, eu evoluí mais do que ele, apesar de que ele melhorou muito também”, declarou o carioca.

Alexandre Pantoja acredita que, mesmo que já acumule vitórias contra o atual campeão, não se vê como favorito para o confronto: “Eu creio que a luta em si só tem favoritismo antes. Quando a luta começa, não tem favorito. Eu ter saído vitorioso nas duas vezes que lutamos, para mim, conta muito pouco. Eu e ele estamos vivendo momentos diferentes das nossas vidas e tenho certeza que essa terceira luta será completamente diferente. O Brandon sempre se mostrou um lutador muito valente”, finalizou o brasileiro.

Alexandre Pantoja vem de três vitórias consecutivas no UFC (Foto: Divulgação/UFC)

Alexandre Pantoja vem de três vitórias consecutivas no UFC (Foto: Divulgação/UFC)

Atual segundo colocado no ranking peso-mosca do UFC, Alexandre Pantoja tem 32 anos e um cartel de 25 vitórias e cinco derrotas no MMA profissional. O brasileiro está no Ultimate desde 2017 e venceu seus três últimos desafios: Manel Kape, na decisão unânime dos jurados, e Brandon Royval e Alex Perez por finalização no segundo e primeiro rounds, respectivamente, recebendo o prêmio de Performance na Noite em ambas as lutas.

Saiba mais sobre Alexandre Pantoja, aqui