Caminhos para o cinturão: veja os possíveis adversários de Poatan na disputa pela glória nos meio-pesados

Após a vitória sobre Jan Blachowicz no UFC 291, brasileiro Alex Poatan é um dos favoritos para lutar pelo título; veja lista de possíveis oponentes

Caminhos para o cinturão: veja os possíveis adversários de Poatan na disputa pela glória nos meio-pesados

Próximo de ser confirmado como postulante ao cinturão meio-pesado do UFC, Alex Poatan tem lista de peso envolvendo possíveis oponentes (Foto: Divulgação/UFC)

* Alex “Poatan” Pereira é oficialmente um meio-pesado no Ultimate. Menos de quatro meses após perder o cinturão dos médios, Poatan estreou na nova categoria derrotando o polonês Jan Blachowicz por decisão dividida, no co-main event do UFC 291, em Salt Lake City (EUA). Alex teve dificuldade na defesa de quedas, mas se destacou pela luta em pé, mesmo contra um oponente mais pesado. Com a vitória, o brasileiro se coloca numa posição muito boa para lutar pelo título, que vale ressaltar, novamente está vago.

Jamahal Hill, o então campeão da categoria, abdicou do cinturão no mês passado, ao sofrer uma lesão grave que rompeu seu tendão de Aquiles. O americano vai precisar passar por uma cirurgia, e então optou por abrir mão do título, assim como Jiri Prochazka fez antes dele. Desde que Jon Jones deixou a divisão, em 2020, já tivemos quatro diferentes campeões, com um quinto provavelmente em seu futuro próximo. Com a necessidade de formar novos pares em lutas que ainda não vimos, Poatan carrega um nome de peso e revigora o topo da categoria até 93kg.

Seja lutando pelo título da categoria meio-pesado do UFC ou enfrentando os maiores nomes da divisão, já podemos especular alguns oponentes que poderão servir como possíveis desafiantes para Alex Poatan num futuro próximo.

Possíveis futuros rivais para Alex Poatan

> Jamahal Hill

O mais recente campeão dos meio-pesados vai ficar fora de ação por um tempo, mas já foi garantido pelo UFC que ele vai retornar direto com uma oportunidade de recuperar o cinturão. Hill impressionou com a vitória sobre Glover Teixeira no Brasil, quando capturou o título na luta principal do UFC 283, em janeiro, e estará entre os nomes no topo da divisão pelos próximos anos. Não se sabe ao certo quanto tempo e como vai retornar da lesão, mas o americano certamente tem uma das mãos mais pesadas da divisão.

Uma luta contra Poatan promete um combate em pé, que provavelmente não vai para a decisão dos jurados. São 13 nocautes entre os dois lutadores, sendo seis para o brasileiro e sete para o americano, e ambos possuem apenas uma derrota nas últimas seis lutas pela organização norte-americana.

Jamahal Hill conquistou o cinturão após vitória contra Glover Teixeira no UFC 283 (Foto: Buda Mendes/Zuffa LLC)

Jamahal Hill conquistou o cinturão após vitória contra Glover Teixeira no UFC 283 (Foto: Buda Mendes/Zuffa LLC)

> Jiri Prochazka

Para muitos, Jiri Prochazka é o melhor lutador da categoria meio-pesado do Ultimate, e com certeza é um adversário que todos os meio-pesados devem ter em mente. Invicto no UFC, Prochazka não costuma precisar dos jurados: apenas uma decisão em 29 vitórias em sua carreira. São 25 nocautes para o tcheco, incluindo dois espetaculares desde que chegou na franquia, em 2020.

Jiri parece estar totalmente recuperado da lesão no ombro, que o fez abandonar o cinturão, e seu retorno é iminente. É quase certeza que ele estará envolvido na luta pelo título, e com a vitória de Alex sobre Blachowicz, são grandes as chances dos fãs de MMA acompanharem Poatan x Prochazka pelo cinturão dos meio-pesados em breve. Esse é, definitivamente, o combate que mais desperta o interesse dos fãs.

Jiri Prochazka está recuperado de lesão e deve disputar o cinturão em breve (Foto: Divulgação/UFC)

Jiri Prochazka está recuperado de lesão e deve disputar o cinturão em breve (Foto: Divulgação/UFC)

> Magomed Ankalaev/Johnny Walker

Antes de sua última luta, Magomed Ankalaev era o favorito para capturar o cinturão na ausência de Jiri Prochazka. Vindo de nove vitórias consecutivas, o russo enfrentou Jan Blachowicz no evento principal do UFC 282 pelo título, mas a disputa foi declarada empate e a divisão permaneceu sem um campeão na ocasião. Esse resultado, junto com a performance, que não impressionou, fez com que se perdesse um pouco do interesse em Ankalaev, e uma nova luta pelo cinturão foi feita entre Glover e Hill em janeiro, no UFC 283.

Apesar disso, Ankalaev continua sendo um dos melhores lutadores da categoria e é difícil pensar na divisão sem ele entre os melhores. Sua próxima luta será em outubro, no UFC 294, contra o brasileiro Johnny Walker. Uma vitória coloca o russo de volta como favorito para lutar pelo cinturão, mas Walker, por sua vez, tem a chance de se inserir entre os grandes nomes dos meio-pesados, e continuar seu recente sucesso.

Johnny impressionou quando estreou no Ultimate, mas teve uma “maré ruim” na organização envolvendo derrotas e lesões, demorando um tempo para se recuperar. Agora, o brasileiro vem de três vitórias consecutivas e tem a oportunidade de ouro contra o favorito Ankalaev. Caso saia vitorioso, os fãs de MMA poderão acompanhar num futuro próximo um duelo de brasileiros pelo cinturão: Poatan x Walker

A presença de Alex trouxe um novo interesse dos fãs pela divisão, que parecia “perdida” novamente. Sua última vitória traz um bom argumento para colocá-lo como um dos homens disputando o cinturão vago, e as opções de oponentes trazem o potencial para uma superluta em breve.

  • Texto por Pedro Palma
Para conferir mais notícias sobre Alex Poatan, clique aqui