Circuito de Boxe das Comunidades define campeão no próximo sábado (30); detalhes
As Regiões Central e Oeste subirão no ringue em busca do título da 1ª edição do Circuito de Boxe das Comunidades
Circuito de Boxe das Comunidades vem ganhando cada vez mais espaço no Rio (Foto: Teca Gomes e Rafael Carvalho)
O gongo vai soar no próximo sábado (30) e os pugilistas das seleções das Regiões Central e Oeste subirão no ringue em busca do título da 1ª edição do Circuito de Boxe das Comunidades, a partir das 16h (horário de Brasília) com os duelos preliminares. A decisão da categoria elite e o card principal estão previstos para às 18h30. O evento é gratuito.
Depois da Cidade de Deus e Rocinha, duas das comunidades mais populosas do Brasil, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Boxe vai ao Cantagalo, na Zona Sul do Rio, para a disputa do cinturão.
Se por um lado a classificação da seleção da Região Central foi bem administrada e sem sustos na Cidade de Deus, o mesmo não pode ser dito do embate entre as seleções das Regiões Oeste e Sul. Os combates na Rocinha foram equilibrados até o quarto duelo, quando a equipe do técnico Rubens Macarrão abriu vantagem. Melhor para a seleção da Região Oeste que venceu por 5 a 2.
O técnico da seleção da Região Oeste falou sobre o desempenho de seus atletas após a classificação projetando os embates contra a seleção da Região Central, que é dirigida pelo técnico baiano Lino Brito: “A performance foi ótima com duas vitórias por nocautes e outra por knockdown. Caímos em duas lutas, uma por W.O no feminino. A final em Ipanema vai tremer o bairro. A expectativa é muito grande. Vamos ter uma preparação para enfrentar a seleção da região Central”, projetou Macarrão.
Organizador do evento e contando com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Associação Brasileira de Pugilismo, Cesário Figueiredo quer democratizar cada vez mais o esporte. O ex-presidente da Federação de Boxe do Estado do RJ, único que conseguiu o Campeonato Brasileiro – bicampeão em 2017/2018 – confirmou que o Circuito de Boxe das Comunidades vai expandir para seis ou oito eventos em 2025.