Coluna da Arte Suave: a importância de deixar o Jiu-Jitsu fluir com o corpo e a mente; leia e opine

Coluna da Arte Suave: a importância de deixar o Jiu-Jitsu fluir com o corpo e a mente; leia e opine

* Para mim, durante o treino, eu gosto de sair da minha zona de conforto. Muitas vezes, quando treino, procuro ficar numa posição difícil e tentar sair dela. Ou num treino, tentar encaixar finalizações que não tenho ainda bem executadas. E quando não consigo essa finalização, eu tento dar continuidade, movimento a ela. Quando isso acontece, vou buscar novas situações para estudar e buscar soluções, buscando a minha evolução no Jiu-Jitsu. 

Me lembrei, então, de um ditado japonês que eu tento sempre praticar no meu cotidiano. Esse ditado diz o seguinte: “Quando vencer a batalha, aperte seu capacete”. É a prática perfeita do Zanshin (残信残し), o estado de permanecer em alerta. Saber que ainda temos de manter a atenção mesmo após uma vitória. 

Essa vitória pode ser em lutas na sua academia, lutas de campeonato e até mesmo após uma graduação. Quando, para muitos, a euforia de graduação conquistada passa, e muitos pensam “agora tenho tempo”, e muitos relaxam, como se perdessem seu foco. O termo Zanshin significa “mente contínua”, estar de prontidão. Seu Jiu-Jitsu terá uma fluidez e uma continuidade que será um diferencial. 

Praticar o Zanshin dentro e fora dos tatames. Creio e tento praticá-lo, inclusive, na minha vida pessoal. Seja no trabalho, na nossa vida pessoal e inclusive, ou principalmente, nas ruas ou em ambientes onde há muitas pessoas. Praticar o Zenshin é muito importante e potencializa a nossa defesa pessoal, e o principal, o Jiu-Jitsu flui, dando continuidade em seus movimentos. 

Você não será pego de surpresa em nenhuma situação. E seus treinos terão um rendimento muito superior. Você vai perceber como seu Jiu Jitsu irá fluir. O Zanshin te ensina sempre uma evolução contínua, a ter seu estado de mente alerta às situações ao seu redor, em qualquer ambiente. Esse exercício mental é tão importante como treinar respiração e tudo mais que você imagine que pode melhorar o seu Jiu-Jitsu.

São esses conceitos que em muito podem deixar nosso Jiu-Jitsu cada vez melhor, e na Arte Suave, nos faz aprender mais e praticar com atenção. Treinar com atenção, com foco, buscar novas técnicas e novas estratégias. Sair da zona de conforto no Jiu-Jitsu é o melhor combustível para nossa evolução. 

Quando você não tem esse foco, a surpresa vem com uma finalização inesperada que te deixa surpreso. Muitos atribuem à sorte do seu oponente. Eu não acredito em sorte, acredito em trabalho, acredito em muito treino. Enquanto alguém relaxa porque acredita ser imbatível, ou que está num nível que não pode mais melhorar, tem muitos lutadores que estão treinando com atenção, focados em busca de seus objetivos. Por vezes, não possuem tanto talento como outros, mas possuem foco, dedicação e buscam até inconscientemente o estado de “mente contínua”, deixando sua rotina de luta muito eficiente. 

Eu digo sempre para  os meus amigos e alunos “O Jiu- Jitsu nasce primeiro na sua mente, depois reflete no seu corpo”. 

Para mais informações, veja www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o www.geracaoartesuave.com.br/.

* Por Luiz Dias