Coluna da Arte Suave: a importância de outros esportes e atividades para potencializar o Jiu-Jitsu do competidor; veja

Publicidade

* O lutador de Jiu-Jitsu, já há algum tempo, busca em outras atividades físicas potencializar o seu jogo. Alguns esportes ou atividades físicas possuem uma grande afinidade, um complementa o outro. Por vezes, no primeiro momento, podem parecer até antagônicos, mas depois percebemos que é uma união interessante. Por exemplo, Yoga, ginástica natural ou meditação, e isso é muito bom, porque assim você melhora seu condicionamento físico e mental. 

Creio que quanto mais o lutador procurar associar atividades que potencializem seu Jiu-Jitsu, melhor será. O Jiu-Jitsu, naturalmente, faz você puxar os seus limites, vencer suas limitações. Sua qualidade de vida é que ganha. Quantos lutadores tinham outro esporte, mas também se interessaram pela arte suave? E o inverso também acontece. Por vezes, lutadores buscam outra luta para unir ao seu Jiu-Jitsu, como Boxe, Judô ou Muay Thai. Mas o Jiu-Jitsu sempre acrescenta em sua performance em outros esportes. 

O GM Leoni Nascimento, técnico por diversos anos da seleção brasileira de Handebol e de times nacionais, comentava que utilizava em seus treinamentos nos de Handebol movimentos de corpo que vinham do Jiu-Jitsu. Grande parte dos lutadores são surfistas aqui no Rio de Janeiro, e creio que o mesmo aconteça em outros estados e em vários países que têm ondas. Existem até campeonatos de Surfe exclusivos para faixas-preta. O treino constante e a busca incessante da evolução da técnica aproximam diversos esportes que, a princípio, não aparentam afinidades, sem contar a confiança e o equilíbrio mental que o Jiu-Jitsu traz.

Como surfista, posso assegurar a resistência física e o equilíbrio mental que o Jiu-Jitsu me dá. Me proporciona muita segurança em minhas viagens para surfar picos, até mesmo no exterior, onde nem sempre os visitantes (haoles) são bem-vindos. A defesa pessoal utilizada no momento certo preservou a integridade física de muitos surfistas. “Quando você treina Jiu-Jitsu, sua autoconfiança aumenta e diretamente te traz calma, segurança para surfar em qualquer lugar”, diz a frase. Podem ter certeza. 

Treinando com o big rider e faixa-preta Rodrigo Resende no final de um treino, surgiu este assunto numa conversa, então decidi escrever sobre como é bom ampliar e complementar seus treinos para uma evolução do seu Jiu-Jitsu e como o treino de Jiu-Jitsu potencializa outros esportes que você faça. O GM Carlson Gracie também foi juiz de Futebol, chegando até a apitar jogos no Maracanã, O GM Fernando Pinduka, além de lutador, também jogava muito Futebol de Praia, e também foi técnico em algumas oportunidades. 

Repetindo suas palavras: “Vejo o Jiu-Jitsu como uma grande ferramenta que determina confiança para qualquer atividade, principalmente por complementar um outro esporte. No meu caso, fiz outros esportes paralelamente ao Jiu-Jitsu, mas o Futebol de Areia foi associado ao Jiu-Jitsu durante anos e comprovadamente o equilíbrio emocional que o Jiu-Jitsu proporciona foi um fator preponderante para alcançar resultados significativos no Futebol”. Ou seja, o Jiu-Jitsu sempre acrescenta em nossas vidas.

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected] Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Oss!

* Por Luiz Dias

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade