Coluna da Arte Suave: a importância do atleta ter a confiança em dia em busca da vitória; leia e opine

Coluna da Arte Suave: a importância do atleta ter a confiança em dia em busca da vitória; leia e opine

* A vontade de vencer tem de estar sempre viva em nossa mente. Acreditar nas nossas técnicas e estratégias de lutas para vencer nossos adversários é fundamental. A vontade de vencer. Sem essa vontade, nada acontecerá. Até um simples treino de academia com um parceiro desmotivado não é bom. 

Treinando com um aluno, ele encaixou um estrangulamento me incomodando, quando, do nada, ele soltou e continuamos a luta. Ao fim do treino, perguntei a ele porque ele soltou a lapela. Ele prontamente falou: “Eu sabia que não ia pegar mesmo”. Fiquei olhando para ele e me lembrando de outros treinos, e reparei que ele encaixa as posições e rapidamente solta ou desfaz da posição, buscando outra, e então entendi que ele próprio não acredita no que faz, não percebe que ele mesmo se sabota mentalmente. 

Comecei a reparar com mais atenção em seus treinos e indiferente do seu oponente, da faixa que seja, ele não persiste na posição. Não insiste, não acredita. E creio que esse pensamento seja seu maior inimigo, sua própria descrença em sua técnica e força. Comecei, então, a falar muito com ele, e ele sempre na mesma fala: “ah não ia pegar mesmo”. 

Quando você mesmo não visualiza a possibilidade de lutar e ganhar, nada acontecerá em sua evolução como lutador, e pelo contrário, certamente o fará parar por conta da sua falta de autoconfiança. Não existe outro ponto de partida para a própria evolução do lutador se não acreditar que pode, que é capaz de atingir seus objetivos próximos para depois ir para outras metas. 

Expliquei muito isso para ele, insisti que pensasse nisso. Acredite em sua força e no seu potencial, persevere em suas metas e focos. Existe um famoso lutador de Jiu Jitsu, hoje no MMA, que numa entrevista disse que perdeu na primeira luta dos dez primeiros campeonatos que entrou. Mas o mérito dele é que sempre acreditou nele próprio. Perder pode acontecer, mas desistir nunca pode ser uma opção. Acredito que em tudo na vida a derrota é quando você desiste de lutar pelos seus objetivos. 

Por vezes, o que separa um vitorioso de quem perde não é a técnica, porque eles podem ter o mesmo nível, mas sim a vontade de ganhar, a fome de vitória. Tenho amigos que me passam o carro, mas sempre luto com eles com o pensamento de que hoje a vitória será minha. Perdi? Respiro fundo, reavaliar o que errei, treino e foco no próximo treino. 

Ser campeão é a soma de muitas horas de treino, preparação física e disciplina. Mas um dos principais fatores é você acreditar em si mesmo, buscar sempre estar motivado com a vontade de se superar, derrotar seus medos. Não importa se é um treino com um parceiro, uma vitória num campeonato ou uma evolução pessoal, mas acredite em você. Não vá para a sua academia para treinar por treinar. Vá para se superar, vencer quem te finaliza. A vitória está reservada para quem está disposto a pagar o preço. 

Certamente, a medalha ou a faixa desejada estão te esperando. Treine com vontade, pegue o quimono e mude sua maneira de pensar. Treine com alegria. Tenha certeza que muitos lutadores, por diferentes motivos, gostariam de estar pegando seus quimonos para treinar e não podem. Como diz um provérbio samurai: “Não fale mal de si mesmo, pois o guerreiro dentro de você ouvirá suas palavras e será enfraquecido por elas”.

Para mais informações, veja www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o www.geracaoartesuave.com.br/.

* Por Luiz Dias