Coluna da Arte Suave: o Jiu-Jitsu como suporte de vida no aspecto físico e mental; saiba mais

Publicidade

Por Luiz Dias

O Jiu-Jitsu, além de esporte para uns, para muitos é um estilo de vida, mas para todos uma coisa é certa: o preparo físico e mental que proporciona é fantástico. Paralelo aos tatames, praticamos o nosso Jiu-Jitsu mental, que fortalece nossa mente. Há pouco tempo, Rodrigo Resende, um dos ícones do Surfe de ondas grandes, e faixa-preta também, me chamou para uma sessão de Tow-in, modalidade puxada por Jet Ski. O mar tinha umas ondas, não como as bombas que ele dropa, mas boas. É outro tipo, eu nunca tinha feito.

Cheguei cedo na praia, conforme o combinado, e tenho certeza que, apesar do tempo de surfe que tenho, olhando o mar, se não fosse o suporte físico e mental que o Jiu-Jitsu me dá, certamente não teria tido a performance que tive ou talvez nem surfado. A exigência da força muscular e equilíbrio foram além do que imaginava. Só posso afirmar, mais uma vez, que foi o Jiu-Jitsu que me salvou e me proporcionou o surfe daquela manhã.

Claro que estar com um amigo dos tatames de longa data e com a experiência que tem também é bom. Mas esse texto é inspirado pela força interior que percebi ter e proporciona a todos os lutadores que têm o Jiu-Jitsu, além de um esporte, um caminho de vida. Creio que o Jiu-Jitsu é o esporte que mais complementa o Surfe, pois a pressão das lutas, o aeróbico e a força muscular também são necessárias nas ondas. Surfo desde sempre, e por diversas vezes, se não fosse o Jiu-Jitsu, talvez tivesse parado ou não iria em certos mares.

A certeza que o Jiu-Jitsu te deixa preparado física e mentalmente é grande. A mente calma, como desenvolvemos durante as lutas, tomando uma blitz, sob a pressão de um golpe encaixado ao tentar sair, é muito próxima de situações quando você está na água. Essa calma trazida pelo Jiu-Jitsu também se apresenta em momentos pessoais para tomadas de decisões em nossas vidas. Esse Jiu-Jitsu mental pra mim, me ajuda o tempo todo. Vejo o Jiu Jitsu como um excelente caminho de autoconhecimento, evolução pessoal.

Vencer nossos medos, puxar nossos limites. Sempre escrevo isso no meu Instagram, mas é para mim mesmo. Vencer nossos limites dentro e fora dos tatames é sempre bom, sair da nossa área de conforto. E posso afirmar para vocês, pelo menos para mim, foi através do Jiu-Jitsu que adquiri essa confiança e a vontade constante, a certeza de me superar.

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected] Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima!

Publicidade

Notícias relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade