Coluna da Arte Suave: o Jiu-Jitsu como suporte de vida no aspecto físico e mental; saiba mais

Coluna da Arte Suave: o Jiu-Jitsu como suporte de vida no aspecto físico e mental; saiba mais

Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre a importância do Jiu-Jitsu nos aspectos físico e mental (Foto: Reprodução)

Por Luiz Dias

O Jiu-Jitsu, além de esporte para uns, para muitos é um estilo de vida, mas para todos uma coisa é certa: o preparo físico e mental que proporciona é fantástico. Paralelo aos tatames, praticamos o nosso Jiu-Jitsu mental, que fortalece nossa mente. Há pouco tempo, Rodrigo Resende, um dos ícones do Surfe de ondas grandes, e faixa-preta também, me chamou para uma sessão de Tow-in, modalidade puxada por Jet Ski. O mar tinha umas ondas, não como as bombas que ele dropa, mas boas. É outro tipo, eu nunca tinha feito.

Cheguei cedo na praia, conforme o combinado, e tenho certeza que, apesar do tempo de surfe que tenho, olhando o mar, se não fosse o suporte físico e mental que o Jiu-Jitsu me dá, certamente não teria tido a performance que tive ou talvez nem surfado. A exigência da força muscular e equilíbrio foram além do que imaginava. Só posso afirmar, mais uma vez, que foi o Jiu-Jitsu que me salvou e me proporcionou o surfe daquela manhã.

Claro que estar com um amigo dos tatames de longa data e com a experiência que tem também é bom. Mas esse texto é inspirado pela força interior que percebi ter e proporciona a todos os lutadores que têm o Jiu-Jitsu, além de um esporte, um caminho de vida. Creio que o Jiu-Jitsu é o esporte que mais complementa o Surfe, pois a pressão das lutas, o aeróbico e a força muscular também são necessárias nas ondas. Surfo desde sempre, e por diversas vezes, se não fosse o Jiu-Jitsu, talvez tivesse parado ou não iria em certos mares.

A certeza que o Jiu-Jitsu te deixa preparado física e mentalmente é grande. A mente calma, como desenvolvemos durante as lutas, tomando uma blitz, sob a pressão de um golpe encaixado ao tentar sair, é muito próxima de situações quando você está na água. Essa calma trazida pelo Jiu-Jitsu também se apresenta em momentos pessoais para tomadas de decisões em nossas vidas. Esse Jiu-Jitsu mental pra mim, me ajuda o tempo todo. Vejo o Jiu Jitsu como um excelente caminho de autoconhecimento, evolução pessoal.

Vencer nossos medos, puxar nossos limites. Sempre escrevo isso no meu Instagram, mas é para mim mesmo. Vencer nossos limites dentro e fora dos tatames é sempre bom, sair da nossa área de conforto. E posso afirmar para vocês, pelo menos para mim, foi através do Jiu-Jitsu que adquiri essa confiança e a vontade constante, a certeza de me superar.

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima!