Coluna da Arte Suave: os ensinamentos e conceitos para ser vitorioso na arte suave; confira

Coluna da Arte Suave: os ensinamentos e conceitos para ser vitorioso na arte suave; confira

Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre os conceitos para ser vitorioso no Jiu-Jitsu (Foto: Reprodução)

Por Luiz Dias

Todo treino sempre nos traz ensinamentos, assim como competir também. Mas refletir sobre os treinos também é muito importante e ainda faz parte do treino, porque é o momento de pensar sobre suas lutas. Remontar certos movimentos e abrir a mente para todas as possibilidades. Fortalecer a mente também, perceber que é possível realizar movimentos, quando na luta, você não quis arriscar. Estar sempre lapidando seu jogo é importante, aprender técnicas para surpreender seus oponentes, mas acredito também ser importante estar sempre voltando às origens do nosso Jiu-Jitsu.

Não podemos esquecer conceitos tão importantes sobre a nossa arte suave. Apenas repetir mecanicamente as posições, sem entender esses fundamentos, é reduzir o Jiu-Jitsu, ou melhor, não perceber sua magnitude. Conversando com o GM Reyson Gracie, ele me disse um conceito que entendo perfeitamente: “Tenha o Jiu-Jitsu como mais um meio de auto-aperfeiçoamento e busca de autoconhecimento.“ O Jiu-Jitsu é uma arte que tem de ser vivenciada nos dojos. Vivenciar o Jiu-Jitsu eu creio ser a melhor expressão para esses momentos.

Você pode ver vídeos, fotos em sequência dos movimentos, mas só executando os movimentos nas lutas e sendo corrigido por um professor é que o aluno vai lapidando a sua técnica e testando a eficiência do movimento. Compreender e treinar a Defesa Pessoal, esquecida por muitos, mas de grande importância na nossa arte marcial. Quem conhece, sabe da importância dela para o MMA.

O Jiu-Jitsu possui um grande potencial, que é um excelente agente transformador e formador de pessoas de qualquer idade e classe social. Muitas posições surgem no decorrer dos tempos, sendo executadas exaustivamente, como se fossem chancelas de estar fazendo o Jiu-Jitsu atual, mas vejo as técnicas como atemporais. Os fundamentos do Jiu-Jitsu permanecem intactos. Tais fundamentos não podem ser esquecidos, porque são os pilares que sustentam nossa arte suave.

Outro conceito muito importante que eu acho excelente: “​A arte de vencer cedendo, a arte do virtuoso e a flexibilidade combativa.” O Jiu-Jitsu, também dito como xadrez do corpo, requer o uso da inteligência em usar uma estratégia. Agregando a técnica, a flexibilidade com a força e o aeróbico, certamente teremos uma potencialização do nosso Jiu-Jitsu,. Hoje em dia, a arte suave competitiva tem um espaço crescente, vários campeonatos, eventos de lutas casadas, o que é excelente. Técnicas que são desenvolvidas, o que é muito importante para a nossa arte suave, mas vejo o Jiu-Jitsu que transcende as competições, percebo o Jiu-Jitsu como uma filosofia de vida.

Acredito que o Jiu-Jitsu bem orientado por professores bem formados pode ter um grande alcance como formador de pessoas. Um Jiu-Jitsu com enfoque educacional e que, de maneira nenhuma, deixará de descobrir atletas com grande potencial para competições. ​

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima!