Coluna da Arte Suave: a importância da Defesa Pessoal para agir em situações de risco; leia e opine

Em seu novo artigo publicado na TATAME, professor Luiz Dias fala sobre a importância de saber a Defesa Pessoal em situações de risco; confira

Coluna da Arte Suave: a importância da Defesa Pessoal para agir em situações de risco; leia e opine

Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre a importância da Defesa Pessoal em situações de risco (Foto: Reprodução)

* Vieram me perguntar se ensinar Defesa Pessoal para uma pessoa se defender não era “perigoso” caso não desse certo. Creio que perigoso é você estar sob uma ameaça de sofrer uma agressão e não saber o que fazer. Não ter nem ideia de como agir.

A Defesa Pessoal é justamente você ter técnicas que te protejam de uma possível agressão. Saber Defesa Pessoal traz para você um equilíbrio, para caso você decida reagir, saber o que fazer. O conhecimento de técnicas de Defesa Pessoal é justamente te dar opções de se defender, proteger sua integridade física, independente da sua idade.

Acompanhe abaixo outros artigos escritos pelo professor Luiz Dias:

A Defesa Pessoal tem o objetivo de trazer uma relativa calma num momento de tensão. Ela pode e deve ser ensinada para crianças, adolescentes e adultos, principalmente dos grandes centros urbanos. Os casos de agressões a mulheres pelos seus parceiros ou desconhecidos, casos de bullying, tentativas de agressões. Enfim, as variantes são muitas.

Quando um aluno treina Defesa Pessoal na aula de Jiu-Jitsu, ele está aprendendo um conhecimento muito importante. Infelizmente, muitos professores não valorizam o treino de Defesa Pessoal, apenas focam no Jiu-Jitsu esportivo para competições. Isso, ao meu ver, é reduzir em muito a nossa Arte Suave. Não é um estímulo para ninguém reagir, mas, sim, dar instrução para caso a sua integridade física for ameaçada e decida se proteger, saber o que fazer.

É melhor saber e não precisar usar, do que precisar usar e não saber. Felizmente, muitos Mestres ensinam e professores como eu também. Nem tudo do Jiu-Jitsu esportivo, focado para campeonatos, você pode utilizar num momento de risco à sua integridade física. Em competições, você luta sabendo que não sofrerá ataques com socos, chutes, cotoveladas e cabeçadas. Sem contar com ataques com garrafas, facas e objetos contundentes.

Saber se defender e ensinar aos alunos creio ser um dever do professor, isso na minha opinião. Se a pessoa vai reagir ou não, isso é uma decisão pessoal. Finalizo aqui com uma pergunta para quem pratica Jiu-Jitsu, mas não treina Defesa Pessoal: você se sente confiante e apto para se defender de uma possível agressão a qualquer momento em qualquer lugar? O que não pode acontecer é você querer reagir, mas não saber como.

Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre a questão da Defesa Pessoal no Jiu-Jitsu (Foto: Reprodução)

Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre a questão da Defesa Pessoal no Jiu-Jitsu (Foto: Reprodução)

Para mais informações, veja www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o www.geracaoartesuave.com.br/.

* Por Luiz Dias

Para conferir mais notícias sobre Defesa Pessoal e Jiu-Jitsu, clique aqui