Coluna da Arte Suave: como o professor de Jiu-Jitsu pode motivar seus alunos? Confira dicas importantes
Em seu novo artigo na TATAME, Luiz Dias fala de que maneiras o professor de Jiu-Jitsu pode auxiliar na motivação dos seus alunos
Novo artigo fala de que maneiras o professor de Jiu-Jitsu pode motivar seus alunos (Foto: Ilan Pellenberg)
Há pouco tempo, recebi um e-mail de um aluno faixa azul de Jiu-Jitsu, que em sua academia, o professor sempre o está colocando para fazer certos treinos junto com os faixas branca. E esse aluno percebeu que ele era o único dos faixas azul a ter esse tipo de distinção. Quando foi falar com o professor, o mesmo pediu desculpas e que não teria notado, embora, segundo o aluno, isso fosse um fato recorrente.
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Não vejo essa atitude como certa. Expor o aluno vai resultar em quê? Um professor de Jiu-Jitsu deve sempre incentivar o aluno, e nunca o desmotivar, mas acima de tudo, nunca mentir. Todas as equipes têm alunos com mais talento e outros com um pouco mais de dificuldade em desenvolver o seu Jiu-Jitsu, ambos em momentos diferentes e tempos distintos. O mais importante, ao meu ver, é manter todos motivados a treinar, a corrigir seus pontos fracos e potencializar seus pontos fortes.
O professor deve puxar todos para cima, superar seus limites atuais. Embora nunca passe uma falsa impressão para o seu aluno, deve ressaltar o que pode melhorar e o que ele tem de fazer para evoluir. Elogiar por elogiar, eu não vejo um caminho correto. É importante ter sinceridade e o aluno deve receber as críticas sempre como construtivas, motivacionais para sua evolução.
Eu, como professor de Jiu-Jitsu, sempre escolho bem as palavras e como falar para cada aluno, porque ele, ao ser chamado a atenção, pode estar passando por um momento pessoal difícil, em que ali, o treino é sua válvula de escape, onde esquece tudo e vive só o momento da luta. Então, as críticas devem ser feitas sempre bem direcionadas. Não é melhor chegar perto dele e motivá-lo a treinar melhor, propor desafios, que o façam despertar sua vontade de melhorar?
Mentir nunca é o caminho, mas expor o aluno em situações embaraçosas na academia jamais. Resultado: ele saiu da academia e agora treina em outra em que o professor o faz puxar seus limites. Como professor, eu tento ver algo de positivo em cada treino de cada aluno. Ressalto esse ponto positivo, mas falo tudo que creio que tem de ser melhorado. O aluno de Jiu-Jitsu percebe e lhe agradece pela sinceridade.
Cada um tem seu potencial, mas cada um também tem as suas limitações e uma vida fora dos tatames. Só críticas e colocar o lutador em situações embaraçosas só tendem a afastar os alunos. Como professor, temos de perceber como está a parte mental de cada um, e como fazer para resgatar a autoestima, sua vontade de lutar e de estar de bem com a vida.
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* Por Luiz Dias