Coluna da Arte Suave: a importância do treino de Jiu-Jitsu para aprimorar e dominar a técnica

Em novo artigo, professor Luiz Dias destrincha a importância do treino para o atleta estar sempre evoluindo no Jiu-Jitsu; leia e opine

Coluna da Arte Suave: a importância do treino de Jiu-Jitsu para aprimorar e dominar a técnica

Professor Luiz Dias fala sobre a importância do treino para aprimorar as técnicas no Jiu-Jitsu (Foto: Ilan Pellenberg)

Todo lutador de Jiu-Jitsu quer vencer, mesmo nos treinos internos. Mas existem treinos em sua academia que o objetivo pode ser outro. Experimente não focar somente em finalizar, mas sim em executar determinada finalização que você estudou e achou boa. Fazer na hora, com um amigo de treino deixando, é uma coisa, mas executar no treino é outra. 

Acompanhe abaixo outros artigos escritos pelo professor Luiz Dias:

Creio que cada treino deve ter um objetivo, que sempre resultará num aprimoramento para o lutador de Jiu-Jitsu. Mas na hora do treino na academia, você pode ter outras metas além de querer finalizar seu parceiro de treino. Todo lutador apresenta seus pontos fortes e fracos, golpes que executa naturalmente e golpes que nem pensa em utilizar, ou nem mesmo experimenta após o professor mostrar na aula, porque já que tem confiança em outros. 

Mas ao não tentar novas finalizações, você deixa de “aumentar” seu arsenal de posições para futuros combates. Então, sempre proponho aos meus alunos, em sua avaliação pessoal, que ajuste sempre o “foco” da luta. Um bom treino não é buscar apenas a finalização. Claro que finalizar sempre é bom, mas às vezes, mirar em tentar uma posição nova ou “ajustar” uma nova posição de raspagem ou finalização, é muito bom para a sua evolução técnica. 

Infelizmente, muitas vezes, lutadores mais graduados não querem treinar com lutadores menos graduados, ou quando treinam, pensam em amassar o tempo todo, ou finalizar direto. Primeiro, tem que se lembrar que todos nós começamos um dia, e caso você ache que naquele treino o seu oponente é mais fraco tecnicamente, na questão de força ou em ambos os casos, trabalhe nele golpes que você normalmente nem pensa em executar, ou permita ele pegar suas costas e treine sua saída. 

Pense na posição que mais lhe dá trabalho para sair e deixe seu adversário chegar até ela, sendo então o ponto inicial do seu treino. Ou seja, melhore sua rotina e diminua seus pontos vulneráveis. Rapidamente, o lutador percebe que, ajustando o foco de acordo com o seu oponente, todo treino de Jiu-Jitsu se tornará proveitoso. Ninguém numa luta dura, onde as pegadas são disputadas, vai arriscar um golpe que não sente confiança. 

E como adquirir confiança num golpe, se esse golpe não é treinado em momento nenhum? Entra aí o exercício de ajustar cada treino para um determinado objetivo. Para o atleta menos técnico ainda ou mais fraco, também tem o retorno de ser exigido cada vez mais, tendo assim, uma melhora em seu desempenho. 

Se todos os lutadores pensarem dessa forma, em pouco tempo todos os treinos de Jiu-Jitsu serão perfeitos para treinar determinadas situações, aprimoramento de golpes, raspagens ou arriscar movimentos que você imagina que podem dar certo, mas jamais experimentaria numa luta, que para você, finalizar seja o objetivo principal. 

Quando vou lutar com os meus amigos e alunos, muitas vezes meu objetivo é fazer determinada posição, e não em finalizar. Aqui segue uma frase do Mestre Jigoro Kano, muito pertinente a esse assunto: “A maneira de treinar depende de uma ação consciente, mas o objetivo do treinamento é conseguir o domínio da técnica, o que é inconsciente.“

Para mais informações, veja www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o www.geracaoartesuave.com.br/.

* Por Luiz Dias

Professor Luiz Dias fala sobre a importância do treino para aprimorar as técnicas no Jiu-Jitsu (Foto: Ilan Pellenberg)

Professor Luiz Dias fala sobre a importância do treino para aprimorar as técnicas no Jiu-Jitsu (Foto: Ilan Pellenberg)

Para conferir mais notícias sobre Jiu-Jitsu, clique aqui