Aos 9 anos de idade, aluno de projeto social de São Gonçalo é campeão europeu na Irlanda: ‘Gratidão por tudo’

Aos 9 anos de idade, aluno de projeto social de São Gonçalo é campeão europeu na Irlanda: ‘Gratidão por tudo’

Cria de um projeto social de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o pequeno faixa-amarela João Pedro Figueiredo, de apenas 9 anos, faturou a medalha de ouro na sua categoria na primeira edição do Campeonato Europeu Kids da IBJJF, realizado no último final de semana, na Irlanda.

Para atingir o feito, o atleta do projeto social O Terror Veste Preto, da comunidade Jardim Catarina, finalizou seus dois primeiros oponentes com um armlock. Na final, ele fez nada menos que 31 a 0 no adversário, garantindo o importante título internacional. “Gratidão por tudo o que estou vivendo! Agradeço muito aos meus pais por todo o apoio e incentivo. Cada correria deles valeu a pena”, vibrou o campeão.

Este não foi o único título importante de João Pedro. Com mais de 100 medalhas no currículo, ele já foi campeão em tradicionais federações do Brasil e chegou a ser vice no Mundial da IBJJF, na Califórnia (EUA).

O projeto que o campeão europeu faz parte foi fundado por seu próprio pai, Fabiano Figueiredo, faixa-preta da GFTeam. Apoiado pela Legião da Boa Vontade (LBV), Super Rádio Brasil e Prime Esportes, a ação atende a cerca de 80 crianças de São Gonçalo. “Conseguimos viajar para a Irlanda graças a parceiros que acreditam no nosso trabalho. O secretário de esportes de São Gonçalo, Joaquim de Oliveira, ajudou com as passagens, a Madame Yuri, que ajudou com os custos da hospedagem, seguro viagem e despesas, e o Jorge Patrício, que doou uma bicicleta para rifarmos”, agradeceu o líder do projeto, Fabiano.

Nação Kids no pódio

Outro projeto apoiado pela parceria LBV, Rádio Brasil e Prime que subiu ao pódio foi o Nação Kids, de Niterói. Na faixa-amarela, Enzo Simões, de 9 anos, chegou à final e garantiu a medalha de prata; seu irmão, o faixa-verde Rhuam Simões, conseguiu o terceiro lugar, trazendo a medalha de bronze para o Brasil. Os irmãos conseguiram viajar graças ao apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro.