Com bicampeão Natan Schulte, Pettis e mais, PFL inicia nova temporada nesta sexta-feira, 23

Com bicampeão Natan Schulte, Pettis e mais, PFL inicia nova temporada nesta sexta-feira, 23

Considerado um dos principais eventos de MMA nos últimos anos, a PFL (Professional Fighters League) retoma suas atividades nesta sexta-feira (23) após passar o ano de 2020 sem realizar eventos por conta da pandemia provocada pela Covid-19. O evento desta noite, em Atlantic City, nos Estados Unidos, marca o início da temporada 2021 e tem como destaque um plantel de atletas bem qualificado em relação aos anos anteriores.

Com as contratações feitas para este ano, estarão presentes na PFL ex-campeões do UFC (Fabrício Werdum e Anthony Pettis), campeãs olímpicas (Kayla Harrison e Claressa Shields) e atletas conhecidos entre os fãs de MMA, como Rory MacDonald, Gleison Tibau, Antônio Cara de Sapato, Cezar Mutante, Tom Lawlor, Olivier Aubin-Mercier, entre outros. O grande atrativo, porém, segue sendo a premiação de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,7 milhões na cotação atual) ao campeão de cada categoria, que são definidos através de GPs (torneios) com formato e regras diferentes do que geralmente é visto nas artes marciais mistas.

Entenda o formato da PFL

Com eventos agendados até dezembro deste ano, a PFL proporciona um formato que agrada atletas e fãs de MMA. Em relação à fórmula do torneio em si, cada lutador entrará em ação duas vezes, em datas diferentes, para poder pontuar. Cada vitória dará três pontos ao atleta. Caso haja o empate, um ponto será destinado a cada lutador.

Para incentivar que seus atletas possam definir a luta o mais rápido possível, a organização também criou pontuações que favorecem o atleta que provoque a interrupção do árbitro. Se o lutador sair vitorioso no primeiro round, receberá mais três pontos; se o triunfo vier no segundo assalto, mais dois pontos, enquanto no terceiro round, mais um ponto. Desta forma, o lutador pode somar até seis pontos em uma luta, caso saia com o triunfo no primeiro assalto, podendo conseguir 12 na tabela caso vença as duas lutas iniciais.

Com as pontuações definidas, ao final das duas rodadas, os oito lutadores com maior pontuação entre os oponentes de cada divisão de peso avançam, formando, assim, as quartas de final. Desta maneira, quatro de cada categoria, logo no início, já serão eliminados. De acordo com a PFL, os critérios de desempate, respectivamente, são: confronto direto, número de vitórias e derrotas, número de interrupções, menor tempo no cage vencendo a luta, maior tempo no cage perdendo o combate e a pontuação dos árbitros laterais. Como não haverá sorteio para as quartas de final, o casamento dos confrontos segue o seguinte padrão: primeiro contra o oitavo, segundo contra o sétimo, terceiro contra o sexto, quarto contra o quinto, nono contra o décimo (luta reserva entre atletas eliminados).

Destaques da primeira edição

Em seu primeiro evento na temporada 2021, a PFL vai promover combates válidos somente pelos GPs peso-pena e peso-leve. Na luta principal, o ex-campeão dos leves do UFC, Anthony Pettis, faz sua estreia na organização e, vindo de duas vitórias no ano passado, quando ainda lutava pelo Ultimate, terá pela frente o americano Clay Collard, atleta que também venceu seus últimos dois desafios, mas que não luta desde abril de 2019.

No co-main event, o atual campeão dos leves, Natan Schulte, estará em ação. O brasileiro, bicampeão do GP da categoria, está invicto na PFL e não perde uma luta desde 2017. Embalado por uma sequência de nove triunfos e um empate na companhia americana, Natan vai defender seu título diante do polonês Marcin Held, que já teve passagem pelo UFC e, por último, no evento russo ACA, onde emplacou três resultados positivos em sequência.

Além de Natan Schulte, o card desta noite contará com outros três brasileiros em ação. Sem lutar desde 2019, ano em que perdeu duas lutas no UFC, o peso-pena Sheymon Moraes estreia na PFL e vai medir forças contra o inglês Brendan Loughnane, que já vem de cinco vitórias consecutivas, sendo duas pela Professional Fighters League.

Na divisão dos leves, o evento terá um interessante duelo brasileiro. Embalado por uma série de quatro resultados positivos, Joilton Peregrino, que não entra em ação desde fevereiro de 2020, vai encarar o casca-grossa Raush Manfio, ex-campeão peso-leve do evento americano Titan FC. Os dois atletas, vale ressaltar, vão fazer o debute pela PFL.

CARD COMPLETO:

PFL 2021 #1
Atlantic City, nos Estados Unidos
Sexta-feira, 23 de abril de 2021

Card principal (22h, horário de Brasília)
Peso-leve: Anthony Pettis x Clay Collard
Peso-leve: Natan Schulte x Marcin Held
Peso-pena: Movlid Khaybulaev x Lazar Stojadinovic
Peso-pena: Lance Palmer x Bubba Jenkins

Card preliminar (18h30, horário de Brasília)
Peso-pena: Brendan Loughnane x Sheymon Moraes
Peso-leve: Joilton Peregrino x Raush Manfio
Peso-leve: Akhmed Aliev x Mikhail Odintsov
Peso-pena: Chris Wade x Anthony Dizy
Peso-pena: Jo Sung Bin x Tyler Diamond
Peso-pena: Loik Radzhabov x Alexander Martinez