Com estreia marcada no UFC, Luana Pinheiro analisa duelo e cita ‘coincidência’ envolvendo volta do namorado Matheus Nicolau à organização

Com estreia marcada no UFC, Luana Pinheiro analisa duelo e cita ‘coincidência’ envolvendo volta do namorado Matheus Nicolau à organização

* Contratada pelo UFC após ter uma grande exibição no reality show “Contender Series”, em novembro do ano passado, quando nocauteou Stephanie Frausto ainda no primeiro round, Luana Pinheiro, enfim, teve sua estreia anunciada pela organização. A brasileira, de 27 anos, vai enfrentar a canadense Randa Markos no card preliminar do UFC 260, que está marcado para acontecer no dia 27 de março, em Las Vegas (EUA).

Vivendo a melhor fase de sua carreira, com seis vitórias consecutivas, Luana terá pela frente uma atleta experiente, mas com cartel irregular: são dez vitórias, dez derrotas e um “No Contest” (sem resultado). Randa luta no Ultimate desde 2014 e vive o momento mais complicado da sua trajetória, com três reveses consecutivos, o mais recente deles em novembro do ano passado, para Kanako Murata, na decisão unânime.

Além da vaga no Ultimate, a faixa-preta de Judô recebeu mais um motivo para celebrar, tendo em vista que Matheus Nicolau, seu namorado, foi recontratado pela companhia, e sua reestreia acontecerá no mês de março, mais precisamente no dia 13, diante de Tagir Ulanbekov. Em entrevista à TATAME, Luana comentou sobre um fato que voltará a ocorrer: em 2019, quando integravam o plantel do BRAVE Combat Federation, ambos também lutaram no mesmo mês, saindo vitoriosos em seus respectivos desafios.

“Em 2019, nós lutamos no mesmo mês também, pelo BRAVE CF. Ele no Brasil e eu na Colômbia, também com ele lutando antes de mim. Então, já vivenciamos essa situação antes e é algo que sabemos como lidar. Isso foi muito importante na época, pois sabíamos que casos assim aconteceriam novamente no futuro e aprendemos com os erros e acertos ali naquele período juntos”, relembrou a atleta da equipe Nova União.

Confira a entrevista com Luana Pinheiro na íntegra:

– Preparação e ansiedade para a sua estreia no Ultimate

A preparação para essa estreia no UFC está à milhão. Estou muito focada e me preparando da melhor forma possível. Tenho na Nova União excelentes parceiros e parceiras de treino, muita gente auxiliando na minha evolução. Sei que isso tudo vai contribuir para que a minha melhor versão esteja presente no octógono.

– Análise do duelo diante da experiente Randa Markos

É uma lutadora de rica trajetória dentro do UFC, que já encarou muita coisa no evento. É experiente, sabe os atalhos ali dentro do cage. Por outro lado, essa experiência também me permite ter muito material de estudo da sua luta, tendências, o que ela gosta ou não de fazer. Da luta, eu espero um grande combate, muito competitivo e que vai ser desafiador para mim em todas as fases do meu jogo. Tenho que chegar 100% lá.

– Inspiração em Ronda Rousey e em outros lutadores 

Me inspiro em tanta gente, mas a Ronda (Rousey) foi quem, de fato, me levou a buscar o MMA, pois eu queria ser uma representante do Judô fazendo o que ela fazia. Entretanto, depois que eu entrei neste mundo, conheci muita gente que a inspiração é diária. Claro, o Matheus Nicolau (seu namorado, que retornou recentemente ao UFC) é uma grande inspiração, por sempre estar comigo, me ajudando em todos aspectos.

– Bom momento e aspectos para evoluir no seu jogo

Estou na melhor fase da minha carreira, sim. Mas espero estar ainda melhor amanhã e assim por diante. O segredo é estar sempre em constante evolução. Sobre o meu jogo, eu preciso evoluir em tudo. Do Judô, que é meu ponto forte, pois treino essa arte marcial desde novinha, até o Boxe, o Jiu-Jitsu, Muay Thai, estratégia, entre outras coisas. Você nunca pode estar satisfeito com o seu progresso, tem que buscar sempre melhorar.

* Por Mateus Machado