Com Whittaker x Till na luta principal, UFC on ESPN 14 tem despedida de Minotouro e ‘legião’ de brasileiros em ação

Com Whittaker x Till na luta principal, UFC on ESPN 14 tem despedida de Minotouro e ‘legião’ de brasileiros em ação

Após três eventos em sequência, o Ultimate realiza neste sábado (25) a sua quarta e última edição na “ilha da luta”, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, com o UFC on ESPN 14. Na luta principal, o ex-campeão peso-médio Robert Whittaker enfrenta Darren Till, enquanto no co-main event, Rogério Minotouro faz sua despedida do MMA em trilogia diante de Maurício Shogun.

O card principal do evento conta ainda com a presença das feras Fabrício Werdum, Marina Rodriguez e Alex Cowboy, que enfrentam Alexander Gustafsson, Carla Esparza e Peter Sobotta, respectivamente. No card preliminar, outros três brasileiros entram em ação: Francisco Massaranduba, Raphael Bebezão e Bethe Correia medem forças contra os “gringos” Jai Herbert, Tanner Boser e Pannie Kianzad.

De olho no title shot, Whittaker e Till medem forças

A luta principal do evento deste sábado deve definir o futuro desafiante ao cinturão peso-médio do UFC. Ex-campeão da divisão, o australiano Robert Whittaker (21-5-0) perdeu seu posto em outubro de 2019, quando foi nocauteado por Israel Adesanya – atual dono do título – no segundo round. A derrota interrompeu uma sequência de cinco anos invicto de Whittaker. Seu adversário será o inglês Darren Till (18-2-1), que vem de vitória por nocaute sobre Kelvin Gastelum, em novembro. O triunfo, vale lembrar, quebrou uma sequência de duas derrotas e marcou a subida de Till para os médios, após passagem pela divisão dos meio-médios.

Trilogia marca a despedida de Minotouro do MMA

A terceira luta entre os brasileiros Maurício Shogun (26-11-1) e Rogério Minotouro (23-9-0) será a co-principal deste sábado. Nas duas vezes em que se enfrentaram, no GP PRIDE, em 2005, e no UFC 190, em 2015, o paranaense levou a melhor. Ex-campeão meio-pesado, Shogun soma 26 vitórias e 11 derrotas na carreira. Em sua última aparição, em novembro do ano passado, em São Paulo, empatou com o escocês Paul Craig.

Já Minotouro vem oscilando vitórias e derrotas nos últimos anos. Em maio do ano passado, no UFC 237, no Rio de Janeiro, o irmão de Rodrigo Minotauro foi superado por Ryan Spann. A revanche com Shogun na UFC Fight Island promete ser especial para o baiano de Vitória da Conquista. Aos 44 anos, Minotouro – um dos grandes do MMA nacional – anunciou que esta será a sua última luta antes da aposentadoria.

Werdum ‘recepciona’ Gustafsson no peso pesado

Fabrício Werdum (23-9-1) é mais um nome que estará em ação na Ilha de Yas, em Abu Dhabi. O ex-campeão dos pesados retornou ao UFC em maio, depois de dois anos afastado cumprindo uma suspensão da USADA (Agência Antidoping dos EUA). Na ocasião, foi derrotado pelo russo Alexey Oleynik por decisão dividida.

Seu oponente será o sueco Alexander Gustafsson (18-6-0), que volta ao UFC depois de ter anunciado aposentadoria em junho do ano passado. Gustafsson fez sua carreira no UFC dentro do meio-pesado, onde chegou a disputar o cinturão três vezes. Essa será sua primeira luta na divisão até 120kg dentro da franquia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

SEM BRINCADEIRAS! @Werdum ?? enfrenta @AlextheMauler no card principal do #UFCFightIsland3. Neste sábado (25), a partir de 18h no Canal Combate.

Uma publicação compartilhada por UFC (@ufc_brasil) em

Marina Rodriguez encara ex-campeã dos palhas

Inicialmente marcado para a estreia da UFC Fight Island, no dia 11 de julho, o confronto peso-palha entre Marina Rodriguez (12-0-2) e Carla Esparza (17-6-0) foi remarcado para este sábado, depois que um dos treinadores da brasileira testou positivo para Covid-19. Contratada após participar da versão brasileira do Contender, Marina vive um bom momento desde que entrou na organização. Atual nona no ranking, ela soma duas vitórias e dois empates. Primeira campeã peso-palha, a americana Carla Esparza também vem de boa fase no UFC, com três vitórias seguidas, a última sobre Michelle Waterson, em maio.

Outros brasileiros em ação no card preliminar

Outros quatro atletas completam o time brasileiro que encerra essa temporada da “ilha da luta” do UFC: o peso-meio-médio Alex Cowboy (20-8-1, 2NC) enfrenta Peter Sobotta (17-6-1); o sempre favorito dos fãs Francisco Massaranduba (25-7-0) faz um duelo de pesos-leves com Jai Herbert (10-1-0); o peso-pesado Raphael Bebezão (10-1-0) encara Tanner Boser (18-6-1) em busca da sua segunda vitória no UFC; e a paraibana Bethe Correia (11-4-0) luta com a sueca Pannie Kianzad (13-5-0), em duelo válido pelo peso galo.

CARD COMPLETO:

UFC on ESPN 14
Ilha de Yas, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 25 de julho de 2020

Card principal (21h, horário de Brasília)
Robert Whitaker derrotou Darren Till por decisão unânime dos jurados
Maurício Shogun derrotou Rogério Minotouro por decisão dividida dos jurados
Fabrício Werdum finalizou Alexander Gustafsson com um armlock no 1R
Carla Esparza derrotou Marina Rodriguez por decisão dividida dos jurados
Paul Craig finalizou Gadzhimurad Antigulov com um triângulo no 1R
Alex Cowboy derrotou Peter Sobotta por decisão unânime dos jurados
Khamzat Chimaev derrotou Rhys McKee por nocaute técnico no 1R

Card preliminar (18h, horário de Brasília)
Francisco Massaranduba derrotou Jai Herbert por nocaute técnico no 3R
Jesse Ronson finalizou Nicolas Dalby com um mata-leão no 1R
Tom Aspinall derrotou Jake Collier por nocaute no 1R
Movsar Evloev derrotou Mike Grundy por decisão unânime dos jurados
Tanner Boser derrotou Raphael Bebezão por nocaute técnico no 2R
Pannie Kianzad derrotou Bethe Correia na decisão unânime dos jurados
Ramazan Emeev derrotou Niklas Stolze por decisão unânime dos jurados
Nathaniel Wood derrotou John Castañeda por decisão unânime dos jurados