Como foi o Boxe no Brasil em 2024? Dirigente avalia ‘dificuldades’ e afirma: ‘Tivemos sucesso’
Um dos principais eventos do ano realizado pela CBBoxe foi o Campeonato Brasileiro, realizado em Brasília
Presidente da Confederação Brasileira de Boxe avalia temporada de 2024 (Foto: Divulgação)
Presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Marcos Brito avaliou o ano de 2024 da entidade como um período repleto de desafios e conquistas por parte do Boxe olímpico brasileiro.
“Apesar das dificuldades impostas pela Associação Internacional de Boxe (IBA), que restringiu a participação do Brasil em competições tradicionais, a seleção brasileira conseguiu se destacar em diversas frentes. Tivemos um cenário complicado, tendo que reorganizar nosso planejamento devido às proibições da IBA. No entanto, mesmo com essas limitações, tivemos sucesso em todas as competições que participamos”, disse Brito.
Um dos principais eventos do ano realizado pela CBBoxe foi o Campeonato Brasileiro, realizado em Brasília, que contou com a participação de atletas de todo o país. Além disso, a entidade conseguiu reeditar o Grand Prix Internacional.
“Em novembro lançamos um open de Boxe, que também foi um grande sucesso e deve proporcionar mais oportunidades para os atletas e fomentar o esporte em diferentes níveis. Também fechamos uma parceria com a Recoma e podemos agregar mais um grande parceiro aos que a gente já tinha. O Brasil manteve sua tradição de conquistar medalhas em competições internacionais, como a medalha da Bia Ferreira nos Jogos Olímpicos e o título mundial no profissional, como parte da gestão híbrida de carreira que lançamos”.
O ano de 2025 promete ser ainda mais promissor, com a expectativa do reconhecimento provisório da World Boxing pelo Comitê Olímpico Internacional, que abrirá caminho para a manutenção do Boxe como esporte olímpico. Em março, haverá uma assembleia da Panamerican Boxing, entidade que reúne as federações internacionais de Boxe das Américas. Essa reunião é fundamental para planejar grandes competições nos países da região.
“Em abril, o Brasil sediará a primeira etapa da World Boxing Cup, que reunirá diversos países filiados à World Boxing, o que promete ser um evento marcante no calendário esportivo. No mês de setembro, a seleção brasileira vai disputar o Mundial, que será em Liverpool, na Inglaterra. A expectativa é alta para que os atletas brasileiros possam brilhar e trazer mais medalhas para o país”, concluiu.