Cormier diz que Jones ‘não está blefando’ ao abrir mão de título; treinador aposta em afastamento

Cormier diz que Jones ‘não está blefando’ ao abrir mão de título; treinador aposta em afastamento

Em atrito com o UFC e o presidente da franquia, Dana White, por conta da frustrada negociação para enfrentar Francis Ngannou no peso pesado, Jon Jones, atual campeão meio-pesado da organização, deixou claro que, por conta de toda a situação criada ao redor, pode abrir mão do seu título, deixando assim um cinturão vago. A forte declaração de “Bones” pegou seus fãs de surpresa e causou uma grande repercussão no mundo da luta.

Ex-campeão dos meio-pesados e principal rival de Jones, Daniel Cormier opinou sobre o caso. Em entrevista à ESPN americana, “DC” afirmou que Jones não está blefando ao falar sobre abrir mão do seu título e, para sustentar sua tese, relembrou o período em que “Bones” já ficou sem o cinturão por atos de indisciplina.

“Em todos os momentos em que ele (Jon Jones) esteve suspenso e machucado, além de outras coisas, ele meio que aprendeu a viver sem esse cinturão. Durante muito tempo, ele segurou o cinturão e, quando o perdeu pela primeira vez, provavelmente pensou que seu mundo estava acabando. Mas passaram dois anos e a vida provavelmente não parecia tão diferente. Então ele pode estar olhando a vida agora e entendendo que ‘se eu me afastar desse cinturão, minha vida realmente mudará tanto assim?’ Eu acho que isso lhe dá conforto para dizer as coisas que ele está dizendo. Então, acho que até certo ponto acredito que ele está falando sério”, disse Cormier, que também comentou o enfrentamento entre Jones e Dana White.

“Poucas pessoas enfrentam Dana White dessa maneira e Jon Jones sente que é muito valioso, e que Dana não deveria enfrentá-lo desse jeito. Isso acontece em todos os níveis, em todos os esportes, não apenas publicamente. Não acho que ele esteja errado. O cara realmente entende o seu valor e vai lutar por isso”.

Treinador confirma vontade de Jones em se afastar

Além de Daniel Cormier, quem também falou a respeito da forte declaração de Jon Jones foi o seu próprio treinador, Mike Winkeljohn. Em entrevista ao site BJ Penn, o headcoach da “Jackson Wink MMA”, equipe que “Bones” integra nos Estados Unidos, afirmou que vê seu atleta afastado do esporte “por um tempo” e que, em conversa com o lutador, ele confirmou o seu desejo em deixar o cinturão vago.

“Conversei com Jon no domingo e ele está falando sério sobre deixar o cinturão vago e se afastar. Ele me disse que não tem problema em ficar de fora, sem lutar, e apenas passar um tempo com suas meninas. Ele realmente está feliz agora. Ele tem passado bastante tempo com suas meninas e amadureceu. Existe um número contado de lutas antes que ele encerre a carreira e Jon quer ser pago por essas lutas. Jon também está vendo o que os boxeadores estão ganhando e nós sabemos que existe dinheiro para ser pago a ele. No meu coração, eu acho que Jon vai se afastar por um tempo. Os fãs vão sentir falta do melhor de todos os tempos e ele vai voltar e lutar novamente. Espero que o UFC veja seu valor e lhe dê algum dinheiro”, falou Mike, que apesar de tudo, não projeta uma aposentadoria definitiva do MMA por parte de Jones.

“Eu me surpreenderia (em caso de aposentadoria), porque Jon é um lutador. No fundo, ele quer se desafiar. Então, eu ficaria surpreso se nós não o víssemos lutar novamente. O UFC também sabe que precisa dele de volta. Não tenho ideia de qual seria o cenário realístico. Vai depender de Jon e Dana, e esses caras são ‘alfas’. Eles vão chegar a um acordo. Talvez demore um tempo, mas eles vão se encontrar e isso vai dar certo para os dois lados. O UFC e Jon vão sentar e olhar os números, e aí o tempo dirá”, encerrou o treinador.