De Maceió para Israel, Sandrey Santos foca no treino físico para vencer liga de Futevôlei do país

Criado nas praias cariocas, o Futevôlei há bastante tempo deixou de ser uma diversão. Atleta profissional, Sandrey Santos, de apenas 22 anos, está jogando em Israel. Como em qualquer esporte de alto nível, a preparação física – voltada para potência e agilidade – e os cuidados com a saúde, especialmente com hidratação e sono, fazem a diferença, ainda mais vivendo num país em que as altas temperaturas são frequentes.
Firme e forte na disputa da Liga Israelense de Futevôlei, Sandrey Santos tem uma rotina de treinamentos intensa. Bola mesmo, ele costuma ter contato mais para o fim do dia. Com o objetivo de buscar equilíbrio muscular, o atleta começa sua rotina na academia. A atividade ajuda a prevenir possíveis lesões e trabalhar a potência muscular para os saltos, por exemplo. Vale ressaltar que o mais importante é treinar situações próximas ao Futevôlei, e nem sempre pesos e máquinas são usados para ganho específico de massa.
Depois de almoçar e descansar um pouco, é hora de se exercitar na areia, inicialmente com ênfase no trabalho de força. A potência muscular, a agilidade e a resistência anaeróbias são as valências biomotoras mais trabalhadas por meio de deslocamentos frontais e posteriores, movimentos com mudanças de direção e sentido, aceleração e desaceleração, para alcançar o desenvolvimento da parte física.
O contato com a bola rola para valer no início da noite. Neste período, Sandrey Santos já está com a preparação física muito bem trabalhada e o momento é de se preparar para o jogo propriamente dito, de olho no aprimoramento técnico e tático, direcionados para as situações que ocorrem durante as partidas.
Já é sabido que a nutrição é parte indissociável do desempenho, tanto nos treinamentos como nas partidas, que possuem exigências diferentes. Para as práticas esportivas longas, de explosão, que alternam força e resistência física, como o Futevôlei, é necessário haver ganho de energia.
A dieta de Sandrey é bastante variada e de acordo com o horário do treino, com banana, iogurte com frutas, granola, sanduíches ou tapioca, ovos, grão de bico e queijo magro até duas horas antes e alimentos de fácil e rápida digestão uma hora antes, como água de coco, gel de carboidratos e suco de frutas.
Após o treino, o foco é imediatamente voltado para a recuperação muscular, associando ingestão de carboidratos e proteínas. Além dos sanduíches, iogurtes com maior grau proteico e frango, atum e ovos, a suplementação tem papel importante por meio de shakes de proteínas e carboidratos, como whey protein, entre outros.

Sandre Santos mantém parte física afiada assim como a técnica (Foto arquivo pessoal)
Tudo é feito paralelamente com o máximo de cuidado com a hidratação, inclusive durante o treinamento e os jogos. Dependendo da duração das atividades e das partidas, Sandrey Santos lança mão de fontes de carboidratos. Os mais usados são água de coco, gel de carboidratos, isotônicos e frutas.
Todo este esforço não garante a conquista que Sandrey Santos espera alcançar no fim de agosto, quando acaba a Liga Israelense de Futevôlei, mas aumentam, e muito, as suas chances. Vencedor da Bola de Ouro no ano passado, eleito o melhor de 2021 NFVB/Mikasaopen, 16 vezes campeão nacional, ele espera chegar ainda mais longe.
“É muito legal ver onde o Futevôlei me trouxe. Graças a ele, tive a oportunidade de viajar para os mais diferentes destinos. Esse formato de duplas é muito legal e eleva bastante o nível do campeonato. Como um bom competidor, vim para conquistar o título ao lado de minha dupla e buscaremos isso até agosto”, declarou o atleta.