Dedé Pederneiras faz balanço de doping no MMA e cita USADA: ‘Antes, todo mundo tomava’; confira

Líder da Nova União, Dedé Pederneiras participou do podcast "Pura Conection" e deu sua opinião sobre o polêmico tema

Dedé Pederneiras faz balanço de doping no MMA e cita USADA: ‘Antes, todo mundo tomava’; confira

Líder da Nova União e treinador de diversos atletas, Dedé Pederneiras falou sobre o doping no MMA (Foto: Reprodução)

Um dos maiores treinadores de MMA do mundo, o brasileiro Dedé Pederneiras, líder da Nova União, que já revelou e treinou nomes como José Aldo, Léo Santos, Thales Leites, Hacran Dias, Renan Barão, Ronny Markes, entre outros, participou do podcast “Pura Conection“, e falou sobre a evolução dos outros países no esporte, deixando claro que fatores como a falta de incentivos e patrocínios são fatores determinantes para isso. Dedé foi além e falou sobre a evolução do doping, deixando claro que, muito do desempenho alcançado pelos rivais é fruto de utilização “correta” e de como “saber usar” o doping.

“Se pegar o UFC antes da USADA e depois, o que você vai ver? Antigamente, todo mundo tomava, brasileiro, americano, russo… Então, você tinha um nível de brasileiros campeões muito maior do que você tem hoje em dia. Não pode mais, mas quem mais se beneficiou com isso? Quem sabe usar o doping e não ser pego. Quem não sabe, ficou seco, sem poder tomar nada”, declarou o líder da Nova União.

Dedé Pederneiras, atualmente com 56 anos de idade e lendário treinador da Nova União, foi hexacampeão brasileiro de Jiu-Jitsu, e em 2019 foi promovido pela IBJJF ao sétimo grau na arte suave, conquistando a faixa coral. Dedé, além disso, teve breve carreira no MMA, e chegou a disputar o cinturão meio-médio do Ultimate em 1999, no UFC 21, mas foi derrotado por Pat Miletich. Ao todo, fez quatro lutas nas artes marciais mistas, com uma vitória, uma derrota e depois empates.

Saiba mais sobre Dedé Pederneiras, aqui.