Demian Maia analisa duelo no UFC Minneapolis e não descarta despedida em card de São Paulo

Demian Maia analisa duelo no UFC Minneapolis e não descarta despedida em card de São Paulo

Por Mateus Machado

No auge de seus 41 anos, Demian Maia volta ao cage do UFC neste sábado (29), quando terá pela frente Anthony Martin no card do UFC Minneapolis. Vindo de vitória sobre Lyman Good ainda no primeiro round em sua última apresentação, o brasileiro agora busca um novo triunfo e, em entrevista à TATAME, falou como foi sua preparação, dividida em um período nos Estados Unidos e na Vila da Luta, sua academia em São Paulo.

“Foi excelente a preparação. Estive em Nova York, na academia do Marcelinho Garcia, fiz um pré-camp lá, onde pude afiar um pouco do meu Jiu-Jitsu e fazer diversos treinos bons. Depois, concluí minha preparação no Brasil, na Vila da Luta, e foi mais ou menos isso, sem muitos segredos, apenas alguns ajustes necessários e vamos para mais um grande desafio”, disse o faixa-preta, que fez uma breve análise do seu adversário, dono de um bom nível no Jiu-Jitsu, mas que por enfrentar Demian, pode mudar a sua estratégia.

“Acredito que ele vá mais para a trocação, até por estar lutando contra mim, mas ele tem um bom Jiu-Jitsu até, tem muitas finalizações no cartel, então pode ser que ele busque mais o clinch, alguma coisa de Jiu-Jitsu. Mas confio e acredito que a principal estratégia dele vai ser voltada para a trocação”, destacou o paulista, que também aproveitou para falar sobre o que busca fazer para que seu jogo não se torne “alvo fácil” para os rivais.

“O que eu busco, na verdade, é a adaptação do Jiu-Jitsu para o MMA, e nisso eu considero que consegui sair um pouco à frente dos outros por estudar e praticar muito. Com certeza, o esporte vem evoluindo constantemente, então todos querem evoluir em todas as áreas. Eu mesmo não sou o lutador que era há alguns anos e os atletas estão crescendo cada vez mais, por isso é sempre importante estarmos praticando e buscando a evolução geral”.

Com uma longa e vitoriosa trajetória no UFC, onde luta desde 2007 e acumula duas disputas de título, no peso meio-médio e no médio, Demian Maia está em final de contrato com a organização. Em seu atual acordo, consta somente o duelo de sábado e mais uma luta. Ainda indeciso sobre uma renovação, ou não, do vínculo, o brasileiro não descarta fazer uma despedida no card de São Paulo, que está marcado para o dia 16 de novembro.

“Pode ser que sim. Eu ainda não tenho certeza. Claro que só vou pensar depois dessa luta de sábado, mas existe essa possibilidade (me despedir em São Paulo), sim, sem dúvidas”.

CARD COMPLETO:

UFC on ESPN 3
Minneapolis, em Minnesota (EUA) 
Sábado, 29 de junho de 2019

Card principal
Peso-pesado: Francis Ngannou x Junior Cigano
Peso-mosca: Jussier Formiga x Joseph Benavidez
Peso-meio-médio: Demian Maia x Anthony Rocco Martin
Peso-leve: Roosevelt Roberts x Vinc Pichel
Peso-leve: Drew Dober x Marco Polo Reyes
Peso-meio-pesado: Alonzo Menifield x Paul Craig

Card preliminar
Peso-galo: Ricardo Carcacinha x Journey Newson
Peso-meio-pesado: Eryk Anders x Vinicius Mamute
Peso-pena: Jordan Griffin x Vince Murdock
Peso-leve: Jared Gordon x Dan Moret
Peso-meio-pesado: Dalcha Lungiambula x Dequan Townsend
Peso-palha: Emily Whitmire x Amanda Ribas
Peso-pesado: Maurice Greene x Junior Albini