Demian Maia revela segredo de nunca ter sofrido um ‘nocaute clássico’ em 16 anos de MMA
Atualmente aos 47 anos, Demian Maia se aposentou do MMA em 2021 após uma grande carreira; veja

Demian Maia nunca sofreu um nocaute clássico em 16 anos no MMA (Foto: Reprodução/Instagram)
Um dos principais representantes do Jiu-Jitsu na história do MMA, com 11 finalizações e cerca de 16 anos de carreira – 15 deles no UFC -, Demian Maia acumulou 28 triunfos e 11 derrotas no cartel, e entre os seus feitos, nunca sofreu um “nocaute clássico”.
Nos únicos dois reveses pela via rápida, o faixa-preta brasileiro sofreu nocautes técnicos para Gilbert Durinho, em 2020, e Nate Marquardt, em 2009. Seus outros nove resultados negativos foram por decisão, e em entrevista ao podcast “3 Irmãos”, Demian Maia explicou o motivo de nunca ter ficado apagado no octógono.
“Eu nunca tomei um nocaute de cair, apagar e os caras terem que me acordar. Só nocaute técnico, duas vezes lutando, nem em treino aconteceu. E isso se deve ao Jiu-Jitsu”, explicou o paulista, que completou:
“O Jiu-Jitsu te dá uma noção de controle de distância, de não se colocar onde acontece o nocaute, na meia distância geralmente – é onde conectam os golpes… Na longa distância não tem nocaute, na curte é mais difícil também, e o Jiu-Jitsu trabalha isso, longe ou colado, nunca na meia distância, que é onde mora o perigo”.
Aos 47 anos, Demian Maia se aposentou do MMA em 2021, quando perdeu por decisão unânime para Belal Muhammad no UFC 263. Desde então, apareceu em duelos de grappling contra Alex Cowboy no BJJ Stars 8 e diante de Bem Henderson no Polaris 20, ambos vencidos por ele em 2022. Atualmente, o faixa-preta atua como comentarista, empresário e palestrante.