Desafiante ao cinturão dos médios no UFC 248, no próximo sábado (7), Yoel Romero chegou ao palco da luta, Las Vegas (EUA), precisando perder 6kg até a próxima sexta-feira (6), dia da pesagem oficial, para bater 83,9kg e confirmar a disputa do título com o campeão Israel Adesanya. O próprio lutador, de 42 anos, revelou a informação à ESPN americana.
“89,8kg. Normalmente eu chego com 91,6kg. As coisas estão completamente diferentes agora. Tive tempo para treinar, essa foi a diferença. Não tenho nenhuma desculpa. O corte de peso não é um problema pra mim quando tenho tempo de me preparar. Não estou preocupado com o meu peso para essa luta. Só penso nos treinos, que é quando você precisa realmente perder peso”, contou o cubano.
O histórico de Romero em lutas que valem cinturão – onde não é permitido o uso da libra (454g) de tolerância – é desfavorável para o cubano. No UFC 221, em 2018, ele iria disputar o título interino da categoria, mas falhou na pesagem e, mesmo assim, nocauteou Luke Rockhold. Meses depois, no UFC 225, Yoel voltou a falhar, desta vez, sendo derrotado por decisão dividida pelo então campeão Robert Whittaker.