Dois anos sem Leandro Lo: relembre como foi o último título mundial da lenda do Jiu-Jitsu
Lenda do Jiu-Jitsu, Leandro Lo foi covardemente assassinado em 2022 com um tiro na cabeça durante um show em São Paulo
Leandro Lo é um dos grandes ícones da história do Jiu-Jitsu mundial (Foto: Dai Bueno/TATAME)
Há dois anos, um dos maiores nomes da história do Jiu-Jitsu mundial nos deixava de maneira trágica e precoce. No dia 7 de agosto de 2022, Leandro Lo era covardemente assassinado aos 33 anos, pelo PM Henrique Velozo com um tiro na cabeça durante um show no Clube Sírio, localizado em São Paulo.
Multicampeão no Jiu-Jitsu, Leandro Lo conquistou inúmeros títulos em sua brilhante trajetória na arte suave, com destaque para oito campeonatos mundiais na faixa-preta competindo por cinco divisões de peso diferentes. O torneio, organizado pela IBJJF, seria o último conquistado pelo paulista no fatídico ano de 2022.
Competindo na divisão dos meio-pesados, Lo fez quatro lutas no dia 5 junho, essas que ele não sabia que seriam suas últimas. Em seu início de trajetória no torneio, o paulista finalizou Rafael do Anjos, avançado às quartas de final, onde enfrentou André Porfírio e saiu vitorioso por 4 a 0 nos pontos, chegando a mais uma semifinal de Mundial.
Leandro Lo, então, duelou contra Bruno Lima e saiu vencedor do combate por 2 a 0, placar esse que seria repetido na grande decisão e despedida precoce da lenda do Jiu-Jitsu, que ali triunfou sobre Isaque Bahiense, conquistando então seu último título.
Lo, vale lembrar, estava a poucos dias de ir em busca de mais um título, em torneio que aconteceria cinco dias depois de seu assassinato. Tratava-se de um GP dos meio-pesados da IBJJF, em Austin, no Texas (EUA). O torneio foi cancelado devido ao falecimento do paulista.
Leandro Lo foi introduzido ao Hall da Fama da IBJJF durante o Mundial de 2023, onde Fátima, mãe de Leandro, e Amanda, irmã do faixa-preta, representaram o atleta na cerimônia. Se estivesse vivo, a lenda do Jiu-Jitsu teria hoje 35 anos.
Confira a última luta da carreira de Leandro Lo