Dr. Fábio Gontijo dá dicas para lutadores se manterem hidratados em meio à rotina pesada de treinos

Publicidade

A perda de peso desenfreada e, muitas vezes, sem acompanhamento de um especialista, é o tema mais controverso do MMA. No Brasil, por exemplo, atletas que ainda buscam o lugar ao sol – contratos internacionais – lutam quatro, cinco ou até mais vezes por ano, às vezes em um intervalo de poucas semanas, sempre recorrendo à desidratação para atingir o peso combinado na véspera do combate.

Estritamente proibido por médicos, esse procedimento afeta desde o cérebro, passando por coração, rins, e até o maior órgão do corpo humano, a pele, que possui um papel fundamental na proteção contra bactérias, fungos e infecções em geral.

“Além dos riscos mais graves da desidratação, como infarto, por exemplo, o envelhecimento precoce e o risco de desenvolvimento de dermatites também são consequências dessa prática. A água é vital para o funcionamento correto da pele, e estando desidratada, todo o seu metabolismo fica alterado”, alerta o médico dermatologista Dr. Fábio Gontijo.

Integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o especialista, lógico, é totalmente avesso à ideia de utilizar a desidratação como meio de perda de peso. A pedido desta reportagem, ele deu algumas dicas para os atletas manterem o corpo bem hidratado, mesmo em meio a uma rotina de treinos pesada como a de um lutador de MMA.

“Beba água: nada substitui a água em sua forma pura. Além de nos manter hidratados, a água é responsável pelo transporte de nutrientes, regula a temperatura corporal, ajuda a eliminar as impurezas do organismo e o processo digestivo. Em média, recomenda-se o consumo de dois litros de água por dia ou de seis a oito copos da bebida. A quantidade a ser consumida varia conforme a dieta de cada pessoa. Em média, para cada quilo baixado, o recomendado é repor 1,5 litro de água – essa quantidade total deve ser ingerida aos poucos, cerca de 180 ml a 300 ml a cada 20 minutos”, especifica.

Abaixo, Dr. Fábio Gontijo dá mais quatro dicas para se manter hidratado:

Consuma frutas

“O suco de frutas ajuda na reposição de água e a hidratar o corpo, mas o ideal é o consumo in natura, sem adição de açúcar. Desse modo, você poderá aproveitar as vitaminas e os nutrientes presentes no alimento, sem trazer maiores problemas à sua saúde. A melancia é composta por 90% de água. Altamente diurética, previne doenças cardiovasculares e contém vitamina C e licopeno, que ajudam a prevenir o câncer por causa de sua ação antioxidante. Outra fruta com alta concentração de água é o abacate — 83,8%. O alimento é também rico em vitamina C, lipídios, potássio, carboidratos, fibras, entre outros nutrientes que englobam uma alimentação saudável.”

Experimente os chás gelados

“Os chás gelados são uma excelente alternativa para hidratar o organismo e, de quebra, servem como um refresco nos dias de calor intenso. De sabores variados, são muitos os benefícios dos chás para a saúde. O chá verde, por exemplo, é antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, de modo a auxiliar na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. Por sua vez, a erva cidreira é considerada um calmante natural que contribui para o funcionamento do sistema digestivo e na eliminação dos desconfortáveis gases.”

Inclua na dieta os alimentos crus e cozidos

“É preciso ter em mente que possuir hábitos alimentares saudáveis é fator de extrema importância quando falamos em hidratação. Isso porque diversos alimentos, em especial os crus e os cozidos, possuem alta concentração de água. Por esse motivo, seu consumo auxilia na reposição do líquido em nosso organismo. Vale citar o espinafre cru, composto por 94% de água. Entre outras propriedades, o vegetal contém fibras, carboidratos e proteínas. Os carboidratos são um importante nutriente para o fornecimento de energia ao nosso organismo e estão presentes também na batata inglesa cozida, alimento com alta composição de água – 86,4%.”

Prove a água saborizada

“Como o próprio nome sugere, a água saborizada pode ser uma excelente experiência degustativa — além, é claro, de ajudar na hidratação do corpo. As opções de sabores incluem frutas, legumes e até especiarias. A água saborizada de abacaxi integra a lista das melhores formas de se hidratar que você pode experimentar. Entre os benefícios da bebida estão o auxílio na digestão e o fortalecimento das gengivas e dos dentes.”

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade